Vereadores conclamam a população para que compareça à Audiência Pública que vai debater o desenvolvimento de Marabá e região

Continua depois da publicidade

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Acontece na próxima sexta-feira (11), no Plenário da Câmara Municipal de Marabá (CMM), a partir das 9h, uma Audiência Pública para discutir o desenvolvimento socioeconômico do município e região. O evento está sendo organizado pela Comissão Especial de Desenvolvimento, da CMM, com suporte técnico da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marabá).  O objetivo é colocar a sociedade civil organizada a par de informações atualizadas sobre os seguintes empreendimentos: reabertura da atividade siderúrgica, Hidrelétrica de Marabá, Hidrovia, situação das rodovias federais BR-155, BR-222 e BR-230 (Transamazônica), reativação do Distrito Industrial de Marabá, Zona de Processamento de Exportação, Ferrovia Paraense, Porto Público e curso de Medicina da Unifesspa.

Para isso, foram convidadas as entidades de classe do setor produtivo local, representantes da mineradora Vale, deputados federais da bancada do Pará no Congresso Nacional, deputados estaduais, secretários de Estado e senadores do Pará.

Em coletiva na manhã desta quarta-feira (9), os vereadores membros da Comissão, falaram da importância da participação da população na audiência e pediram a colaboração dos meios de Comunicação locais para propagar amplamente e evento. Todos foram unânimes em afirmar que é preciso tomar pé da situação uma vez que, como representantes do povo, os vereadores recebem cobranças diariamente, sobretudo diante da crise em que está mergulhado o município – reflexo da crise nacional -, com mais de 30 mil pessoas desempregadas.

Na oportunidade, ainda de acordo com os vereadores, a Câmara, em nome da sociedade, pedirá a ajuda dos políticos das esferas estadual e federal para que intercedam em Belém e Brasília (DF) a fim de que os empreendimentos que de alguma forma estejam emperrados possam ter uma solução e prosseguir com sua execução.

Fazem parte da Comissão os vereadores Irismar Melo (PR), Pastor Ronisteu (PTB), Marcelo Alves (PT), Gilson Dias (PCdoB), Cristina Mutran (PMDB), Frank Carreiro (PSB) e Nonato Dourado (PMDB).