Vereador e líder indígena morre de covid-19 em Jacareacanga

Ele era tido como um líder dedicado e mediador de políticas públicas em prol do povo Munduruku

Continua depois da publicidade

Uma liderança indígena da etnia Munduruku, do município de Jacareacanga, morreu nesta quinta-feira (9), vítima do novo coronavírus. Elinaldo Krixi Munduruku, de 50 anos, estava internado em estado grave no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. A morte do indígena causou comoção na região.

Acometido pelo novo coronavírus desde o final do mês passado, ele passou pelo Hospital Municipal de Saúde e depois foi transferido para o Hospital Regional do Baixo Amazonas, onde estava internado havia vários dias.  Elinaldo morreu por volta de 12h de hoje.

A morte do parlamentar indígena deixou comunidade Munduruku e o meio político e social de Jacareacanga muito comovidos. “O senhor Elinaldo teve grande papel no meio político de Jacareacanga e sempre se dedicou em ser o mediador de políticas públicas em prol do povo Munduruku. Exemplo disso, foi o projeto sobre Educação Ambiental e Resíduos Sólidos nas Aldeias Karapanatuba e Sai Cinza, idealizado pelo vereador com o apoio da Semat, no ano de 2019”, destacou, em nota, a assessoria da Semat (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo).

Elinaldo Mundukuru é um dos quatro parlamentares indígenas eleitos pelo município de Jacareacanga, que fica na região extrema do sudoeste paraense. Ele é uma das 315 vítimas do novo coronavírus, que já matou 12 pessoas no município. Os pacientes recuperados somam 194, conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado pela prefeitura local.

(Antonio Barroso)