Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Marabá

UFPA trará bacharelado de Biblioteconomia para a UAB de Marabá

No primeiro semestre de 2019 as duas universidades vão oferecer um curso inédito no município de Marabá

Numa parceria com a Universidade Federal do Pará, a Universidade Aberta do Brasil, polo de Marabá, receberá no primeiro semestre de 2019 o curso de bacharelado de Biblioteconomia em EAD, que só será ofertado em 14 instituições de nível superior do País no próximo ano. A confirmação de que Marabá terá uma turma nessa modalidade foi dada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ligada ao Ministério da Educação.

Bibliotecário há 28 anos, Williams Pinheiro é formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde mais tarde cursou mestrado em serviço social. Hoje é professor do quadro permanente da instituição, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Faculdade de Biblioteconomia, da qual já foi diretor. Nos últimos anos Williams tem se dedicado ao planejamento da instalação do curso de biblioteconomia a distância. A previsão dele é que as aulas iniciem em março de 2019 e a modalidade alcance cerca de 280 alunos em seis municípios do Estado.

Veja também:  Desafios do administrador público foi tema de seminário em Jacundá

Além de ser uma profissão regulamentada por lei, a Biblioteconomia tem grande valor se considerada a necessidade e o respeito que ela pode exercer nos espaços das bibliotecas (escolares, públicas, universitárias, comunitárias etc). “A relação da profissão com aspectos ligados à inclusão social é de tamanha importância, uma vez que trabalhamos para levar às pessoas facilidade no acesso à informação – mas não só isso: hoje as bibliotecas passaram a exercer a função da aprendizagem, possibilitando uma atuação mais proativa”, explica Williams.

O coordenador do polo da UAB em Marabá, Ademar Filho, prevê que o edital com as informações detalhadas do curso seja divulgado no início de 2019. “Vale salientar que os cursos de graduação ou pós-graduação oferecidos na UAB são gratuitos, mas ao mesmo tempo têm grande interesse da comunidade”.

Deixe uma resposta