Tucuruí se prepara para vacinação contra vírus da influenza

Imunização ocorre de 15 de abril a 31 de maio. No dia 4 de maio acontece o Dia D da Mobilização Nacional

Continua depois da publicidade

Anote na agenda: no dia 15 de abril de 2019 começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, estratégia do Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o país. O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para 4 de maio, um sábado.

Além de indivíduos com 60 anos ou mais, serão vacinadas crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, indígenas, grupo portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de detentos e os funcionários do sistema prisional.

Conforme o Ministério da Saúde, em 2019, a meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. Em 2018 a Prefeitura de Tucuruí atingiu todas as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora de Imunização de Tucuruí, Genislane Ferreira, explica que a campanha ocorre anualmente, sendo um dos meios de prevenir a doença causada pelo vírus influenza e suas complicações. A vacinação é importante por apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Prevenção

Lavar as mãos com água e sabão com frequência é a principal recomendação para prevenir a gripe. Isso porque as mãos são um importante veículo de transmissão do vírus da gripe, como a influenza. É importante evitar tocar os olhos, boca e nariz após o contato com essas superfícies até lavar as mãos.

Outras recomendações são: evitar compartilhar objetos de uso pessoal e permanecer em ambientes sem ventilação e com aglomeração de pessoas.

Deixe seu comentário

Posts relacionados