Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esportes

Tapajós e São Francisco estão de volta a elite do futebol paraense para a temporada de 2019

A dupla de Santarém chegou a final da Segundinha e consequentemente conquistou o acesso

O torcedor da cidade de Santarém, oeste do estado do Pará, é só alegria. A dupla que representou os santarenos, Tapajós e São Francisco, fez bonito na disputa da Segundinha do Parazão e está de volta a elite do futebol paraense. O Tapajós, mais conhecido como Boto, despachou a equipe do Paraense, do município de Marituba, enquanto que o São Francisco, o chamado Leão, subiu em cima do Pinheirense, de Icoaraci, região metropolitana de Belém.

Os dois jogos que decidiram as duas vagas para o Parazão de 2019, foram realizados no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. No sábado (17), entraram em campo as equipes do Tapajós e do Paraense. No jogo de ida, o Boto havia vencido, por 2 a 0, com gols de Silvio e Felipe, e a equipe do técnico Fran Costa, que tem o apelido de “rei do acesso”, só administrou a vantagem e segurou o placar de 0 a 0, ficando com a vaga.

No jogo da manhã deste domingo (18), foi a vez de São Francisco e Pinheirense decidirem vaga para a semifinal e o acesso para a elite. Na partida de ida, as duas equipes ficaram no empate, por 0 a 0. Portanto, só a vitória interessava aos dois times, que fizeram um jogo aberto e cheio de alternativas, com o primeiro tempo de espetáculo bastante movimentado para os dois lados.

O São Francisco, do técnico Osvaldo Monte Alegre, começou melhor e foi logo abrindo o placar, com o tento assinalado por Carlinhos Rocha, aos 13 minutos da primeira etapa. O Pinheirense, do técnico Samuel Cândido, não desanimou e foi em busca do gol de empate e ele veio na cobrança de pênalti convertida por Marquinhos, aos 39 minutos. Em uma cochilada da defesa do General da Vila, o Leão santareno voltou a marcar, com Tavinho, aos 48 minutos.

Veja também:  Tapajós vence o São Francisco e larga na frente pelo título da Segundinha do Parazão

Com o placar favorável, o time de Santarém voltou para a etapa derradeira com certa tranquilidade, tentando explorar os contra-ataques e definir o jogo. Já o time do Pinheirense teve que sair mais e se arriscar durante os 45 minutos finais. O General da Vila conseguiu o gol de empate com Ângelo, aos 43 minutos, deixando tudo igual no Mangueirão. A decisão da vaga foi para os pênaltis. Melhor para o time do São Francisco que venceu, por 4 a 3, e está de volta ao Parazão para a temporada de 2019. Dupla festa de Santarém na capital Belém.

As duas partidas entre Tapajós e São Francisco, estão marcadas para os dois próximos domingos, 25 de novembro e 2 de dezembro. A Federação Paraense de Futebol (FPF) vai definir os locais dos confrontos das finais. Com a chegada a decisão, as duas equipes se garantiram no Parazão 2019, e vão fazer a estreia na competição estadual, contra a dupla Remo e Paysandu. O São Francisco encara o Papão, e o Tapajós enfrenta o Leão. Ambas as partidas na capital Belém.

Por Fábio Relvas

Deixe uma resposta