Rio Arraia volta a subir em Jacundá e ameaça desabrigar mais famílias

Prefeitura afirma que equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social estão de prontidão para atender aos casos de emergência

Continua depois da publicidade

Deste ontem, terça-feira (9), as chuvas voltaram a atingir o município de Jacundá. Estradas vicinais estão interditadas e moradores de áreas próximas ao Rio Arraia atingidos com a cheia. O número de desabrigados pode aumentar a partir de hoje. A Prefeitura de Jacundá mobiliza uma equipe de várias secretarias para atuar em caso de emergência.

A situação na tarde desta quarta-feira (10) era de ameaça após chuvas atingirem o município na noite anterior. Nos bairros Boa Esperança e Cidade Nova várias casas foram alagadas e os moradores obrigadores a sair. O Rio Jabutizinho também aumento de volume e causou a interdição da estrada.

O gabinete do prefeito José Martins de Melo Filho, o Zé Martins, informou que uma equipe das secretarias de Obras e Assistência Social está preparada para atender as famílias desabrigadas.

Na enchente que atingiu a cidade de Jacundá na semana passada, a Defesa Civil fez vistorias nas áreas afetadas. O laudo expedido pelo órgão afirma que os bairros Castanheira, Alto Paraíso, Bela Vista, Palmares, Cidade Nova, Boa Esperança e José Rasteiro foram os mais atingidos, com mais de 100 famílias desabrigadas. Diversas ruas foram danificadas.

O documento da Defesa Civil apontou ainda que os moradores tiveram as fossas assépticas e poços – do tipo cisterna – invadidos pela água da chuva, que trouxe lama e lixo.  No meio rural o problema não é diferente e pode ser considerado mais grave, já que pontes ameaçam cair e as estradas estão com lamaçais.

As estradas da Moram Madeira, do Lago, Areia Branca, Jabutizinho e Jabutização foram as mais afetadas pelas últimas chuvas. “As pontes sofreram desgaste nas estruturas por ficarem submersas, sofrendo risco de desabamento”.