Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Segurança

Prefeitura de Parauapebas e Vale realizam simulado de emergência na Apa do Gelado

Foram testadas as rotas de fuga, pontos de encontro, sinalização e o deslocamento das comunidades até os locais seguros indicados no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Defesa Civil, e a Vale realizam hoje, 14, simulado de emergência da Barragem do Gelado no Complexo Mineral de Carajás, em Parauapebas, no Pará. Com o exercício, foram testadas as rotas de fuga, pontos de encontro, sinalização e o deslocamento das comunidades até os locais seguros indicados no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), assim como a comunidade da APA foi treinada sobre como agir em suposta situação de emergência.

A atividade faz parte de um conjunto de ações preventivas, previstas em lei, a fim de garantir ainda maior segurança aos moradores que residem na região. A realização conta também com a participação da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Meio Ambiente, Saúde e Assistência Social e ainda da Guarda Municipal e Departamento Municipal de Transporte e Transporte (DMTT).

Cabe ressaltar que a Vale vem cumprindo criteriosamente todos os parâmetros técnicos específicos para cada uma de suas barragens, o que atesta a segurança das mesmas. Todas as estruturas da mineradora são auditadas por auditores externos independentes e possuem a sua estabilidade atestada tanto pelo auditor quanto pelo órgão regulador – a Agência Nacional de Mineração -, com emissão da Declaração de Condição de Estabilidade.

Veja também:  PM: Operação policial surpresa em Eldorado do Carajás detém 68 pessoas

A atividade desta quarta-feira-feira abrangeu parte da comunidade da APA. Ao final do treinamento, os participantes preencheram questionários que vão ajudar a Defesa Civil e a Vale a identificar pontos positivos e oportunidades de melhoria dos planos.

Deixe uma resposta