Parauapebas: Semsa compra ambulância por R$ 167 mil e remove cadáveres por R$ 280 mil

Secretaria de Saúde não mede esforços financeiros para “humanização” aos vivos e “respeito e dignidade” aos mortos. Despesas foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta.

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A saúde de Parauapebas está com tudo para ser a melhor do Brasil, a julgar pelos gastos recorrentes assinalados no Diário Oficial da União (DOU). Nesta quarta-feira (3), deu no DOU a notícia das duas mais novas aquisições da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): a compra de uma ambulância por R$ 166.900 (veja aqui) e a contratação de uma funerária para remoção de corpos de pacientes que falecem durante tratamento fora do município por R$ 279.422 (veja aqui).

De acordo com a Semsa, a ambulância é necessária para garantir a agilidade no atendimento a pacientes. A que está sendo adquirida é um veículo para reposição de frota, tendo em vista o fato de que uma das ambulâncias envolveu-se em acidente e deu perda total. Os recursos para a compra são oriundos de emenda parlamentar.

“Com a aquisição desta ambulância”, diz justificativa da Semsa, serão proporcionados “humanização e melhoria na qualidade dos serviços oferecidos à população”.

Com relação à contratação dos serviços funerários, a Secretaria Municipal de Saúde alega que, quando um paciente que está em Tratamento Fora do Domicílio (TFD) falece, ela, a Semsa, tem de se responsabilizar pelo traslado do corpo e as despesas correlatas, conforme orienta uma portaria do Ministério da Saúde.

“Nesse contexto, vale destacar que todo ser humano, ao morrer, tem o direito de ter seu cadáver tratado com respeito e dignidade”, justifica texto da Semsa que embasa a contratação do serviço. Segundo a pasta, se o serviço não for realizado, “consequências humanas e de ordem social irreparáveis poderão ser geradas” à população de Parauapebas.