Pará: Ibama apreende 1,3 mil cabeças de gado em operação contra desmatamento e queimadas

O rebanho era criado em áreas que já haviam sido embargadas pelo Instituto, impedindo a regeneração natural da cobertura vegetal na região

Continua depois da publicidade

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam 1.388 cabeças de gado durante operação de combate ao desmatamento e às queimadas em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará. O rebanho era criado em áreas que já haviam sido embargadas pelo Instituto, impedindo a regeneração natural da cobertura vegetal na região.

Durante a ação também foram encontrados diversos caminhões que transportariam o gado para outra área embargada.

A equipe de fiscalização emitiu 14 autos de infração, que totalizam R$ 68,9 milhões, além de notificações e termos administrativos. As transportadoras foram autuadas por transportar produto de origem animal procedente de área embargada e o dono do gado, por impedir a regeneração de área desmatada ilegalmente. Os infratores também serão responsabilizados em âmbito criminal.

O rebanho apreendido foi doado para a Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu (PA) e será retirado com apoio do Exército Brasileiro.

Segundo o Ibama, a fiscalização na região será intensificada para inibir violações à legislação ambiental.

O município de São Felix do Xingu, no Pará, tem o maior rebanho bovino do Brasil. (C.om informações do Ibama)