Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 21/09/2013

Continua depois da publicidade

PA-275
O governador Simão Jatene inaugura neste sábado a reforma da PA-275, que liga Parauapebas à Eldorado dos Carajás. Jatene estará em Eldorado e Curionópolis pela manhã e a tarde visitará, em companhia do prefeito Valmir Mariano, algumas obras em Parauapebas.

Curionópolis
O prefeito Wenderson Chamon, o Chamonzinho, entrega neste sábado mais cinquenta casas do Programa “Casa Nova, Vida Nova”. Desde o início do ano Chamonzinho já entregou cem novas casas à população carente de Curionópolis. O Programa “Casa Nova, Vida Nova” é um projeto feito com recursos do governo municipal e os beneficiados com as casas não pagam nada de contrapartida.  

Curionópolis II
As casas do Programa “Casa Nova, Vida Nova” estão localizadas no bairro Miguel Chamon e têm dois quartos, banheiro interno, sala e cozinha americana. A PMC ainda entrega a casa documentada em nome do beneficiário e com rede elétrica e hidráulica instaladas.

Condenada
Suzana Maria Lima de Moraes Affonso Carvalho dos Santos, Juíza Titular da 2ª Vara do Trabalho de Parauapebas condenou a Executiva Recursos Humanos Ltda e a Vale S/A a pagarem indenização por danos morais no valor de R$2.000.000,00 (dois milhões de reais) à companheira, pai e mãe de Thiago Santos Cardoso, que faleceu em razão de acidente de trabalho ocorrido na área de extração mineral em Carajás.

Condenada II
O falecimento do trabalhador em Carajás se deu em 2009 e somente agora a sentença foi proferida. O atraso se deu em virtude da alegação dos reclamados sobre a competência da Justiça do Trabalho para julgar tal causa. A época em que o trabalhador foi atropelado por um caminhão fora de estrada da Vale, ainda estava em vigor a Súmula 366 do STJ, a qual previa que “Compete à Justiça estadual processar e julgar ação indenizatória proposta por viúva e filhos de empregado falecido em acidente de trabalho”.

Parauapebas
No período compreendido entre 1º de janeiro de 2013 a 30 de agosto de 2013 nasceram nada menos que 26.000 crianças em Parauapebas. Pra se ter uma ideia, nasceram mais crianças no período na capital do minério do que toda a população de 70 municípios paraenses, entre eles Canaã dos Carajás. Em média, cerca de cento e oito crianças nasceram em Parauapebas diariamente no período.

Walmor Costa
O publicitário Walmor Oliveira da Costa é o novo secretário  de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia do governo Valmir Mariano em Parauapebas. O novo gestor da SEMMECT recebeu ordens expressas do prefeito para acompanhar de perto o andamento da elaboração do novo marco da mineração, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional.

Canaã dos Carajás
Em Canaã dos Carajás, a Vale e a prefeitura municipal firmaram convênio com o objetivo de realizar melhorias estruturais e de serviços em órgãos públicos de atendimento à população local.  O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CECON), o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) foram escolhidos para receber as benfeitorias. As iniciativas integram as  ações da Vale no município, onde está sendo implantando o Projeto Ferro Carajás S11D.

7 comentários em “Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 21/09/2013

  1. Maria Abadia Lopes Responder

    Eu como coordenadora da Epidemiologia Venho esclarecer que ouve um equivoco na informação sobre o numero de nascimento de residentes no Município, os dados de nascimento são processados pelo programa SINASC (sistema de informação de nascidos vivos),onde de janeiro a agosto foram registrados 3.305 mil nascimentos. perante as informações já elaboramos uma nota de esclarecimento e encaminhamos ao setor de comunicação para devidas correções.
    Lembrando que esta informação não foi dada por este setor(Epidemiologia), e nos colocamos a disposição para duvidas.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Maria, agradeço a atenção. A informação foi fornecida pelo Assessor de Comunicação. Este já reconheceu o equívoco. Na verdade esse número é de procedimentos na maternidade do H.M. durante o período. Material retificando o post está sendo providenciado.

  2. Lampião Responder

    Os professores e o Bampará em greve, e esse governador mentiroso vem cá entregar 70km de estrada q ele demorou o primeiro mandato inteiro pra reformar ele acha que o povo é bobo.CARAJÁS SEMPRE.

  3. Zé Maria Responder

    O Ministério da Saúde, via Datasus, diz que são 2.615 nascimentos em Parauapebas entre janeiro e agosto de 2013. O Cadastro de Cartórios do Brasil, via Sistema de Serventias Públicas, mostra que foram registradas no município 2.568 crianças no mesmo período. Essa diferença entre os dados do MS e do CCB ocorre porque, às vezes, o pai não registra no cartório local, a criança falece sem ser registrada ou o pai não registrou no período de levantamento de dados. Esse dado de 26.000 é puro absurdo.

  4. alcantara Responder

    Esses dados sobre o nascimento de pessoas em Parauapebas estão muitos imprecisos e confuso. Sugiro que sejam revistos.

Deixe seu comentário

Posts relacionados