Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde. Pará na lanterna

Continua depois da publicidade

Criado pelo Ministério da Saúde para avaliar o SUS, o Idsus – Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde – divulgado ontem mostrou que apenas 0,1% dos municípios alcançam nota superior a 8. Santa Catarina (6,29), Paraná (6,23) e Rio Grande do Sul (5,9) são os primeiros colocados. Pará (4,17), Rondônia (4,49) e o Rio de Janeiro (4,58) estão na lanterninha. De 1 a 10, a média do país é 5,47.

No Pará, os municípios de Novo Repartimento (2,56), Faro (2,67), Santa Cruz do Arari (2,67), Afuá (2,84) e Chaves (2,98) receberam as piores notas Idsus,

Abel Figueiredo (5,42) Curionópolis (5,30), Conceição do Araguaia (5,24), Augusto Corrêa (5,20) e Brasil Novo (5,19) foram os melhores avaliados.

Capital do Pará, Belém recebeu nota 4,57, 32º município no índice no Estado.

Parauapebas recebeu nota 3,88  (91º colocado). Canaã dos Carajás foi o 64º colocado com a média 4,20 e Eldorado dos Carajás nota 4,15, foi o 66º colocado no índice.

15 comentários em “Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde. Pará na lanterna

  1. LUCIANA Responder

    O Djane (post 12)
    Conselho Municipal de Saúde, que lindo nome né. Seria perfeito se não fosse fictícios. Todos os conselhos criados para fiscalizar não fiscalizam nada! Na hora de aprovar alguma coisa, sentam-se com os prefeitos e aprovam o que eles mandam. O conselho de saúde de Parauapebas e Eldorado é uma vergonha! Tem conselheiro que não sabe nem o que está fazendo lá e os presidentes são todos mandados dos prefeitos e recebem um salário bem gordo por fora vocês sabem pra que né!
    Corrupção, vergonha, decepção essas são as palavras corretas pára definir a saúde do Pará!

  2. Rodrigo Borges Responder

    Nossa! Parauapebas e Eldorado que vergonha! Com tanto dinheiro que foi encaminhado para esses municípios em 2011 através do Ministério da saúde e tiveram esse desempenho! Isso só tem uma palavra incompetência dos gestores municipais. Ou será que onde o PT atua a saúde e a educação não vão pra frente? Alguém me responda por gentileza?
    Deveriam desviar menos dinheiro aplicar as verbas a que realmente se destinam. É lamentável ler uma notícia dessas em dois municípios tão ricos como esses.
    Isso se chama corrupção!
    Ta na hora de banirmos pessoas que desviam dinheiro público da política!
    Vamos lutar pelos nossos direitos e dizer NÃO A CORRUPÇÃO!

  3. djane Responder

    ei vcq falou de curionopolis lá ficou com nota maior do q aki porq aspessoas´de lá vem se consultar aqui ,as gestantantes vem fazer prenataL AKI,hipertensos vem consultar aqui ,só pra vc ter uma ideia vem pessoas até de marabá pra cá pra serem atendidos nem q seja mal atendidos mais vem.quer confirmar vá na fila e pergunte qual é o endereço aí vc vai ver.e nós sabendo que o sus é para todos nos cabe cobrar e fiscalizar o que os gestores e como estão gastando as verbas da saúde para isso existe o conselho municipal de saude que é o representante legal do povo junto aos poders o mesmo é fiscalizador e está situado na rua D ao lado da clinica HALPHA denuncie participe só assim teremos um SUS mais eficaz para todos.

  4. Junior Responder

    Parabéns, Parazão! Não é isso que vocês queriam? Um estado GRANDE e ineficiente!Falaram tanto do Tocantins, e para o conhecimento de vocês, o Tocantins ficou em 6º lugar nesta pesquisa, à frente de São Paulo. A não divisão deste estado de miséria foi muito bom para o Tocantins, aumentaram os investimentos aqui.

  5. Socorro Pontes Responder

    Ôw, seu bobinho do post de nº 9, anônimo e, provavelmente, um bobinho medroso.

    Vc deve ser um frustrado, que até hoje nunca ganhou nem num bingo, quando o prêmio era o de uma galinha assada.

    Ou melhor, vc deve ser um desses bobinho mediocre, que vive engolindo todas as frases ‘feitas’ sem ao menos entender o seu significado. Vc deve se perguntar: quem será que é a vaca leiteira, sem se dar conta de quem puxa a carroça, pois nao!

    É de frases que vc gosta:
    entao ‘Ota’, vc é aquele cínico, que acha que sabe o preço de tudo, mas na verdade, nao sabe o valor de nada [e, no mínimo, escolheu o lado do opressor]. (O. Wilde, Escritor)

  6. Nome (obrigatório) Responder

    A nota de Parauapebas foi injusta. O prefeito esta de parabéns. O sistema de saúde está ótimo.

    “Se cada povo tem o governo que merece.”

    Logo:

    Parauapebas tem o melhor sistema de saúde do Brasil. Merece nota 10.

  7. anônimo Responder

    Saúde ruim, falta d’água, turno da fome, corrupção …será que esse pessoal pensa que vai comandar esse município ainda por mais 4 anos…

  8. Clayton Santos Responder

    Boa inicitiva do Min. da Saúde, mas seria preciso realizar questionário para saber a satisfação do atendimento da Saúde em nosso país? E querer tirar responsabilidade e passar para os outros. Desde que me entendo como gente nenhuma cidade ou estado tem bons atendimentos na área da saúde publica!

  9. anônimo Responder

    E vou dizer mais…esse hospital não vai ser inaugurado no tempo que os PETRALHAS tão dizendo. Pode esperar. Hospital de quase 50milhões. êta PETRALHADA.

  10. anônimo Responder

    Curionópolis avaliado com um dos melhores desempenhos do estado. Aqui no lado do Peba e com arrecadaçã (sem comentário)…ISSO É UMA VERGONHA!!!

  11. izabel maria Responder

    Caríssimo boa noite

    Tem razão, de Nosso querido município estar com a nota vermelha em saúde, há muito tempo peregrinando por uma cirurgia, com a maioria dos exames realizados em laboratórios particulares, o Dr. exigiu a avaliação do cardiologista, e com muita paciência e insistência conseguiram marcar uma consulta com cardilogista para o dia 22/02/2012, na clinica C D I, chegando lá feliz da vida por ter conseguido a consulta, olha a surpresa do que me disse a atendente a Dra. não está e eu só estou aqui por que sabia que vinha as pessoas e a consulta foi remarcada para o dia 03/03/2012, chegando a clínica fiquei assustada pela multidão que ali estava, mas fomos muito bem recebidos pelos recepcionistas, mas qdo fomo chamados para a consulta, aí é que veio a surpresa, duas atendentes que despachavam os pacientes muito rápidos e muito educamente para alguns as consultas foram remarcadas e para outros ficaram de ligar depois marcando e quem ia fazer o exame saia sem o laudo pois não tinha profissinnal para elaborar o laudo, sim a maioria dos pacientes estão ali por que precisam do laudo, agora perguntamos que nota podemos dar para o caus em que nos encontramos, caramba lá encontrei pacientes que vieram de longe sem serem atendidos mais uma vez.

Deixe seu comentário

Posts relacionados