Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Pará

Mais de 5 mil receberão carta da Receita Federal no Estado

Contribuintes pessoa física que apresentaram Declaração de Imposto de Renda com indícios de inconsistências deverão receber carta para a autorregularização – Exercício 2018.

A Delegacia da Receita Federal em Belém informa que de um total de 19.292 contribuintes da 2ª Região Fiscal deverá enviar cartas, no mês de outubro, a 5.664 contribuintes da jurisdição de Belém, cujas declarações de Imposto de Renda Pessoa Física relativas ao exercício 2018, ano-calendário 2017, apresentam indícios de inconsistências que podem resultar em autuações futuras.

É uma ação da Receita Federal destinada a estimular os contribuintes a verificarem o processamento de suas Declarações de Ajuste Anual e providenciarem correção, caso constatem erro nas informações declaradas ao Fisco.

A declaração retida em alguma malha da Receita Federal apresenta sempre mensagem de “pendência”. Junto com a pendência são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na Declaração apresentada.

Não será necessário o comparecimento à Receita Federal e as cartas somente são enviadas a contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, contribuintes não intimados nem notificados pela Fiscalização da Receita Federal.

Consulta

Para saber a situação da Declaração apresentada, ao contribuinte basta consultar as informações disponíveis no sítio da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/), serviço “Extrato da DIRPF”, utilizando código de acesso ou certificado digital.

Veja também:  Operação Partialis: Salame movimentava 3,2 vezes mais que o declarado à RF

Modelo de carta

Deixe uma resposta