Maestro e Professor de Música e Arte de Parauapebas lança livro “Formação de Plateia”

Geam Aguiar mostra pesquisa feita com alunos de escola pública em contato com música erudita

Continua depois da publicidade

Maestro e Professor de Música e Arte, Geam Gonçalves Aguiar, lançou seu primeiro livro “Formação de Plateia” pela Editora CRV. A obra traz a pesquisa realizada com alunos da Escola Estadual Euclydes Figueiredo, de Parauapebas, sobre a preparação do público para a música erudita e popular.

Através do livro, Geam Aguiar propõe uma discussão sobre a carência de trabalhos voltados para a música erudita e encontra nos jovens de Parauapebas, um material ideal para a realização da pesquisa. “Parauapebas é uma cidade muito jovem, tudo está em construção, inclusive a cultura local. Autores que referencio classificam a cultura em três dimensões: a cultura erudita, a cultura popular e a cultura de massa. Especificamente em relação à música, trabalhos voltados para a música popular e música massiva (indústria cultural) se fazem presentes no cotidiano da cidade, entretanto, a presença da música erudita ainda é embrionária, uma posição a se construir”, ressaltou Geam Aguiar.

O maestro conta que a ideia de publicar o livro nasceu durante a defesa da dissertação de mestrado, na Universidade Federal de Goiás (UFG). O trabalho sobre formação de plateia, desenvolvido com alunos de uma escola pública, foi elogiado pela banca que o incentivou a publicar o resultado da pesquisa. A orientadora e professora, Dra. Eliane Leão, é coautora do trabalho. O livro traz ainda, no prefácio, o texto do Dr. Sidney Molina, concertista, professor e crítico musical da Folha de São Paulo. “O tema formação de plateia posto neste livro, resultado da pesquisa realizada, possui caráter de ineditismo tanto em termos acadêmicos, de oportunizar a discussão do tema, quanto em termos de contribuição para a cultura local, especialmente pela promoção da música de concerto e popular mais elaborada com a preocupação de preparar o público para a apreciação com significado”.

Formação da plateia

O livro mostra a necessidade da preparação do ouvinte para uma apreciação musical mais qualificada e apresenta uma abordagem histórico-conceitual sobre plateia e sua formação. A pesquisa, realizada durante o mestrado, coletou informações sobre os alunos em contato com a música erudita, gerando resultados sobre a democratização cultural (acessibilidade física e cognitiva); a competência musical (legibilidade de obras musicais); e a qualidade da apreciação musical (escutas musicais imersivas).

Uma das contribuições do projeto foi criar oportunidade para que 90% dos alunos participantes fossem ao teatro assistir a um concerto pela primeira vez.  A pesquisa revela que o acesso à música erudita e popular permite ampliação do gosto musical e da qualidade da escuta.  O livro registra a ação pioneira no campo da música de concerto em Parauapebas que poderá auxiliar futuras pesquisas musicológicas. “Uma provocação futura, no bom sentido, para as instituições culturais fomentarem a implementação de programas de formação de plateia, o que presume a promoção da música erudita ou de concerto no município nas várias vertentes: música de câmera, ópera, música orquestral, música coral, música para violão solo, etc”, destaca o escritor.

Para o autor, a obra é destinada a todos que tenham interesse em conhecer os aspectos da apreciação musical orientada. É acessível desde o músico pesquisador ou performer, ao aluno de música e ao público em geral. “Temos captado, como impressão inicial, o interesse na obra por professores de importantes universidades como UNIRIO, UFPB, UFRN, UFG; de integrantes de conceituadas associações de pesquisa em música; de alunos de graduação que pretendem desenvolver outras pesquisas no campo da formação de plateia”.  

Lançamento do livro

A Editora CRV realizou o lançamento online do livro que já está disponível no site: https://editoracrv.com.br, nos formatos de livro físico e digital (ebook). O livro, em breve, estará disponível para comercialização também em Parauapebas.

Por causa da pandemia da covid-19, o lançamento do livro foi adiado, mas o escritor pretende realizar um recital-palestra em Parauapebas, para apresentação do livro, assim que a situação for normalizada.

Currículo

O Maestro Geam Gonçalves Aguiar é natural de Rio Maria (PA) e chegou a Parauapebas ainda criança, onde fez o ensino básico. Depois foi para Belém onde estudou Licenciatura em Educação Artística/Música pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Em 2007 retornou à Parauapebas após ser aprovado em concursos públicos para Professor de Artes do magistério municipal e estadual. Passou a atuar nas áreas de educação e cultura. Também foi Regente do Coral Municipal e professor de Violão Clássico e de teoria musical, na Escola de Música Municipal Waldemar Henrique, em Parauapebas. Em 2010, fez Pós-Graduação, latu sensu em “Regência Coral” no Centro Universitário Adventista de São Paulo e, 2019 concluiu Mestrado em Música na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Deixe seu comentário

Posts relacionados