Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Pará

Justiça eleitoral realiza cadastro biométrico em Ourilândia do Norte e Tucumã

O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica através da impressão digital, fotografia e assinatura digital

A justiça Eleitoral, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ourilândia do Norte, estará realizando, no período de 21 deste a 21 de dezembro o recadastramento biométrico. O atendimento ao eleitor iniciou agora há pouco na Escola Madre Teresa de Jesus, na Rua Rio Branco, s/nº, Bairro Novo Horizonte. E vai prosseguir das 8h às 17h, de segunda a sexta feira.

Não são apenas os eleitores de Ourilândia do Norte que passarão pelo processo de recadastramento biométrico, mas, todos os eleitores da 74ª zona eleitoral da jurisdição que abrange também Tucumã. Todos vão ter obrigatoriamente de passar pelo atendimento biométrico no Cartório Eleitoral até o dia 21 de dezembro deste ano. Os eleitores de Tucumã devem procurar o Cartório Eleitoral da cidade.

Durante o período será feita a revisão eleitoral obrigatória com coleta de digitais, fotografia e assinatura digital de todos os eleitores do município de Ourilândia do Norte, tendo por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica a fim de garantir que não reste dúvidas quanto à identidade do eleitor e de que outra pessoa não está votando no lugar dele, proporcionando maior segurança e transparência nas eleições geral ou municipal, cuja segurança foi colocada em dúvida no pleito de outubro passado pelo então candidato e hoje presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Juiz eleitoral Dr. Haendel Moreira Ramos

Vale reforçar que a revisão eleitoral com a coleta de dados biométricos é obrigatória para todos os eleitores. O eleitor que não comparecer terá o seu Título Eleitoral cancelado, assim como perderá todos os benefícios pagos pelo governo federal, além de contrair para si problemas como a restrição de seu CPF e outras de cunho social. “Essa é a razão de alertamos a todos os eleitores do município, para que não deixem para última hora. Procure o local de atendimento e faça a sua revisão biométrica evitando assim maiores transtornos, já que o prazo de atendimento que está sendo realizado pela equipe do TRE no município é limitado. Por isso, não perca essa oportunidade”, orientou o juiz eleitoral da 74ª Zona eleitoral Haendel Moreira Ramos, em entrevista concedida à Imprensa local, detalhando que para o atendimento, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, seu título antigo e comprovante de residência.

Veja também:  João Salame absolvido de acusação de compra de votos em 2010

No mesmo período pode ser feito também o primeiro título, devendo os homens e mulheres com 16 anos apresentar documento oficial com foto ou certidão de nascimento, no caso de não possuir documento oficial com foto e comprovante de residência. E para os homens a partir dos 18 anos até os 45 anos, que for fazer título pela primeira vez, é obrigatório apresentar, além dos documentos mencionados, também o comprovante de alistamento militar.

Nas últimas eleições estavam aptos votar na 74ª Zona Eleitoral 49.181 eleitores, destes, 26. 762 em Tucumã e 22.419 em Ourilândia do Norte.

Diversos municípios paraenses já faz, há alguns, anos o processo de cadastramento biométrico, agora a ação da justiça eleitoral continua para tornar toda a votação na modalidade biométrica o que dará agilidade e segurança no processo.

Deixe uma resposta