Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esporte

Jânio Balzac Pereira será o representante de Parauapebas como árbitro central no Parazão

O árbitro foi convocado pela FPF para a pré-temporada que será realizada em janeiro

Mais uma vez o árbitro Jânio Balzac Pereira, 39 anos, da cidade de Parauapebas, vai trabalhar no Campeonato Paraense de futebol profissional da 1ª divisão, o chamado Parazão, para a temporada de 2019. Jânio foi convocado pela Comissão de Arbitragem da Federação Paraense de Futebol (PFP), para realizar a pré-temporada, que acontece na capital Belém, entre os dias 9 e 12 de janeiro.

“Recebi no último domingo o comunicado da Federação Paraense de Futebol sobre a convocação, onde fui um dos árbitros selecionados do Pará para atuar na 1ª divisão do Campeonato Paraense. Desde já agradeço pelo apoio e o incentivo de todos os amigos, e espero representar a todos da melhor forma possível. Muito feliz pela convocação, mais uma, e se Deus quiser vai dá tudo certo”, afirmou Jânio Balzac, árbitro profissional do quadro da FPF-PA.

A Comissão de Arbitragem do Pará, que tem a frente o presidente Maurício Bororó, selecionou para a pré-temporada na capital, 24 árbitros e 24 assistentes pelo critério técnico e físico, das cidades de Belém, Santa Izabel, Ourém, Bragança, Marabá e Parauapebas. Além de Jânio Balzac como árbitro central, mais dois profissionais vão representar a cidade do Peba, Isael da Silva e Gilmar Soares de Sousa, ambos como assistentes. Da região sudeste, a arbitragem terá mais dois representantes da cidade de Marabá, Djonaltan Costa Araújo e André Michel Petri Galina, como árbitros centrais.

“A pré-temporada inicia nos testes antes da 2ª divisão. A gente faz testes físicos, técnicos e teóricos para ver o nível que o profissional está no momento e após os testes, ficamos trabalhando nos campeonatos de menor expressão que é o sub-15, sub-17 e sub-20 e a própria Segundinha, e os observadores de arbitragem vão acompanhando o nosso trabalho para sair essa lista para o Parazão”, disse Jânio Balzac.

Veja também:  Tapajós e São Francisco estão de volta a elite do futebol paraense para a temporada de 2019

O árbitro Jânio Balzac caiu em escalas da Segundinha do Parazão deste ano em duas oportunidades. Nas partidas entre Atlético Paraense x Tuna Luso e Atlético Paraense x Gavião Kyikatejê, ambas no Estádio no Rosenão e como quarto-árbitro. Além da categoria principal, Jânio arbitrou o Campeonato Paraense da categoria sub-17, na partida entre Águia de Marabá e Izabelense, no Estádio Zinho Oliveira.

Natural de São Paulo do Potengi-RN, o árbitro Jânio Balzac chegou a Parauapebas em 2001, vindo da escola técnica do Rio Grande do Norte para trabalhar na região. Além do futebol profissional e do futsal, Balzac também cai nas escalas do concorrido Campeonato Municipal da 1ª e 2ª divisão, torneio que é promovido pela Liga Esportiva de Parauapebas (LEP). Pelo nível da competição, o árbitro afirma que vem se atualizando para manter uma boa performance nas partidas.

“O nível de arbitragem tem que ser compatível com o nível do campeonato. Nós temos excelentes equipes, jogadores e comissões técnicas, e faz com que a gente tenha que estudar e aprender um pouco mais e isso é que faz a diferença para que tenhamos uma boa qualidade. Inclusive aqui na região sul e sudeste do Pará, nós aqui de Parauapebas, somos considerados um dos melhores da região”, finalizou Jânio Balzac.

(Por Fábio Relvas / Blog do Zé Dudu)

Deixe uma resposta