Governador entrega caminhões coletores de lixo e visita Hospital de Campanha em Marabá

Equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Desestatização da Vale, que estavam travados desde 2012 no BNDES

Continua depois da publicidade

O governador Helder Barbalho esteve na tarde de ontem (19), em Marabá, onde visitou o Hospital de Campanha e entregou cinco caminhões coletores compactadores de lixo que serão utilizados na limpeza urbana do município. A entrega é fruto de uma parceria entre Governo do Estado, prefeitura e BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), com um investimento superior a R$1,8 milhão.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, explicou a parceria que possibilitou a entrega dos veículos. “Isso é resultado de um trabalho de recuperação do Estado junto ao BNDES, que estava parado. É proveniente de um fundo de apoio aos municípios que foram atingidos pela desestatização da Vale do Rio Doce, que estava desde 2012 emperrado e, graças à intervenção do governador, nós demos andamento. Ao todo, são 27 projetos, em 14 municípios”, afirmou o secretário.

O prefeito de Marabá, Tião Miranda, afirmou que foi um dia muito importante para o município, reforçando as ações em conjunto do Governo do Estado e prefeitura. “A avaliação é extremamente positiva. O governador entregou cinco caminhões coletores, algo que a cidade precisava muito para melhorar a limpeza urbana. O importante é isso, a parceria entre o município e o Estado para enfrentarmos os problemas cotidianos e esse vírus que é um problema mundial”, disse ele.

No Hospital de Campanha, o governador conversou com pacientes e profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Há 34 dias que está em pleno funcionamento, o hospital já recebeu 101 pessoas com covid-19 ou síndrome respiratória aguda, dessas, 52 já receberam alta médica. Além da ampliação e descentralização dos leitos em todas as regiões, com a construção de mais dois hospitais de campanha, em Redenção e Altamira, o governador Helder afirmou que o desafio é a ampliação da oferta de UTIs.

“Entrei no dia 7 deste mês no hospital de campanha e, graças a Deus, estou saindo hoje. O tratamento foi ótimo, maravilhoso, a equipe foi muito atenciosa. Peço que todos tenham esperança e fé que vai dar tudo certo”. A fala emocionada é de Ana Zélia Valadares, de 70 anos e hipertensa. Ela recebeu alta, nesta terça-feira (19), após 12 dias internadas no hospital de campanha em Marabá.

(Com informações da Agência Pará. Fotos: Marco Santos: Ag.PA)