Gastronomia do Pará em evidência em nova edição da revista de bordo da TAP

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A gastronomia do Pará, uma das mais fortes expressões da cultura paraense, é tema de uma edição especial da UP Magazine, revista de bordo da TAP  Portugal. A pauta está sendo executada pelo jornalista Miguel Pires e pelo fotógrafo Paulo Barata com  orientações dos chefes paraenses Felipe e Thiago Castanho. Os  profissionais da UP chegaram em Belém no último dia 24,  e incluíram em sua visitação o município de Soure, no Marajó, a ilha do Combu e pontos turísticos de referência em Belém, a exemplo do Complexo Ver-o-Peso.

A edição especial da UP Magazine tem apoio do Programa de Press Trip da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do Hilton Belém. Acontece em um momento em que boas notícias estão sendo divulgadas sobre a histórica relação entre Portugal e o Pará, em especial o recente anúncio de um voo direto de Lisboa para Belém, ligando definitivamente a Amazônia à Europa através de Portugal.  O assunto foi tema de reunião na manhã desta terça-feira entre os profissionais de comunicação da UP, os chefes Thiago e Felipe Castanho com o presidente da Paratur, Marcelo Mendes.

Miguel falou sobre a experiência de conhecer pessoalmente lugares como o Marajó e a feira do Ver-o-Peso dos quais já tinha referências literárias e de relatos de chefes brasileiros, como Alex Atala, Paulo Martins e agora dos chefes Thiago e Felipe, que segundo ele, são jovens com um olhar mais contemporâneo da gastronomia”.

“Conhecer o mercado do Ver-o-Peso é extremamente importante e são essas pessoas que fazem com que outros venham conhecer o lugar”. Enalteceu Miguel, que também demonstrou encantamento com o que apreciou na região turística do Marajó, onde visitou fazenda de produção de queijo de búfala e praias. Miguel fez questão de ressaltar a importância do trabalho dos jovens chefes e da imprensa especializada para fortalecer os destinos turísticos.

Thiago Castanho explicou que a escolha dos lugares a serem visitados por Paulo Barata e Miguel Pires, que além de assinar a rubrica gourmet da UP Magazine é também uma referência na área da gastronomia em Portugal, teve como objetivo também uma leitura diferente da importância das pessoas envolvidas nesse segmento. É o caso de personagens como o empresário Leodoro Porto, proprietário do boteco Meu Garoto, que inventou em 2011 a cachaça de jambu e dona Nena, que chamou a atenção dos chefes paraenses e dos jornalistas portugueses pelo curioso trabalho artesanal de produzir chocolate. Nena já acompanha a Paratur em missões de promoção do turismo paraense, como a recente participação do Pará no Festival Gastronômico Rio Bom de Mesa, no Rio de Janeiro.

Thiago conta que desde que conheceu o produto feito por Nena acreditou nela e passou a divulgar e apoiar a comercialização. “A gente mostra o chocolate da Nena, que é bom e é muito forte, cem por cento cacau,  chefes que transformam em outros produtos”. Explicou Thiago, ao deixar claro que ao apoiar iniciativas como a de Nena e de produtores de farinha de Bragança também estão aprendendo com esses representantes da cultura do Pará.

O chef paraense, que entre outras premiações já conquistadas nos 15 anos que a família Castanho atua na gastronomia, este ano colocou o Remanso do Bosque na lista dos 50 melhores restaurantes  da América Latina eleitos pela revista britânica “Restaurant”, premiação que no Brasil Belém dividiu espaço apenas com São Paulo e Rio de Janeiro. Lembrou que o início de sua carreira contou com um incentivo de bons amigos, como Alberto Dória,  que hoje está desenvolvendo projetos em Paragominas, que abriu portas para que divulgasse seu trabalho em congressos e eventos nacionais e internacionais. Ressaltou projetos bem sucedidos, para os quais busca agora a parceria da Paratur, como o Visitas Gourmet, que traz ao Pará jornalistas especializados e chefes de renome internacional para trocas de experiências com a cultura paraense através dos ingredientes da gastronomia local.

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, que recebeu a comitiva acompanhado da diretora de Marketing Jacqueline Alves, falou da importância de poder contar com a TAP e com a UP Magazine na missão da Paratur de promover e divulgar os produtos turísticos paraenses, segundo as diretrizes do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), que visualiza entre os mercados prioritários a Europa, especialmente Portugal, onde a Paratur já participa anualmente da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Parabenizou o excelente trabalho que os irmãos Castanho, com as marcas Remanso do Peixe e Remanso do Bosque estão fazendo em prol da gastronomia e do turismo do Pará. Marcelo colocou a Paratur à disposição para outras iniciativas do gênero.

“Vocês estão fazendo um trabalho grandioso. Vejo oportunidades de agregar valor ao turismo do Pará, à nossa cultura e a partir do momento que você temo  governo do Estado através da Paratur lhe apoiando as possibilidades vão ser ainda maiores. A Paratur quer valorizar a cultura por que é parte do turismo, gera emprego, gera renda. Com isso, quem ganha é o Pará”. Afirmou Marcelo

Também foi apresentada aos jornalistas a proposta de promoção e divulgação do Pará dos segmentos cultura, natureza, sol e paia, evento e negócios em que valores como criatividade, autenticidade, diversidade, originalidade e principalmente a sustentabilidade são os diferenciais e estão presentes, por exemplo, no roteiro de comercialização dos produtos turísticos paraenses Pará: Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites, que inclui os principais atrativos de Belém, Marajó e Tapajós.

Os profissionais de comunicação da UP Magazine deixam Belém nesta quarta-feira, dia 30. A expectativa de Paula Ribeiro, diretora de jornalismo da publicação portuguesa é de que a gastronomia do Pará seja destaque da UP nas primeiras edições de 2014 da revista, que circula em todos os voos da TAP, que tem conexões aéreas diretas com cerca de 80 destinos do Brasil e do mundo.  Praga, Nova Iorque, Barcelona, Sal, Rio de Janeiro, Funchal, Roma, Porto Santo e Amsterdã são alguns desses destinos.

Novo Voo
Anunciada no último dia 5 de outubro pelo vice-presidente da TAP, Luiz Gama Mór, a nova rota internacional da TAP para o Brasil, partindo de Belém para Lisboa, está prevista para ser inaugurada em junho de 2014.  São previstas  três frequências semanais, às terças e sextas-feiras e domingos. Os voos partirão de Lisboa às 9h30 e chegarão a Manaus às 13h40, seguindo então para Belém, aonde chegarão por volta das 17h40. As viagens de Belém a Lisboa sairão do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans às 19h10 e chegarão à capital portuguesa às 6h45 do dia seguinte (horário Local), com cerca de sete horas de duração.

Fonte: ASCOM Paratur

1 comentário em “Gastronomia do Pará em evidência em nova edição da revista de bordo da TAP

  1. Leonardo Soares Responder

    Boa intenção da PARATUR, mas lamento dizer que não foi isso realmente o que aconteceu, tenho um grande amigo na UP Magazine, que me disse o contrário, os mesmos deixaram a cidade de Belém horrorizados, com tanta imundice, lixo, sujeira,pedintes, porém a pedido do JATENE, a matéria foi comprada, logico para mascarar o turismo. Outra, a PARATUR é um orgão completamente incompetente,não tem gestão nenhuma, vive copiando gestões de outros estados, e não tem competência para gerir o turismo. É isso, vindo de Belém, nada presta!

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