Estudantes do 3º, 5º, 6º e 9º anos passam por avaliação em Canaã dos Carajás

O objetivo é avaliar o ensino fundamental no município a fim de traçar planejamento de ações urgentes para sanar as dificuldades pedagógicas do alunado das escolas públicas

Continua depois da publicidade

Caneta e papel na mão, a hora é de muita concentração. Nesta segunda e amanhã, terça-feira, dias 11 e 12, um total de 2.400 alunos da rede pública municipal de Canaã dos Carajás passará pelo  que a Secretaria Municipal de Educação chama de Sistema de Avaliação Municipal de Aprendizagem de Canaã dos Carajás (Samacc). O programa, que é direcionado aos estudantes do 3º, 5º, 6º e 9º anos, tem como objetivo avaliar o ensino fundamental no município, sondar a aprendizagem do ano anterior e traçar o planejamento de ações urgentes para sanar as dificuldades pedagógicas do alunado das escolas públicas.

As provas vão abranger duas disciplinas, Língua Portuguesa e Matemática. Estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) farão os exames em ambientes separados com todos os auxílios que forem necessários e terão 30 minutos adicionais, caso precisem.

As avaliações serão aplicadas durante os horários de aula pela própria equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A expectativa é de que os indicadores obtidos por meio das avaliações apontem o caminho para a melhoria na educação pública em Canaã.

As provas serão corrigidas por uma equipe do setor pedagógico. A previsão é de que o resultado seja divulgado em até 30 dias após a conclusão dos trabalhos de avaliação.