Paysandu arranca empate no finalzinho diante do Botafogo da Paraíba, no Almeidão

Apesar de ter um jogador a menos, o Papão chegou ao empate com o zagueiro Wesley Matos
(Foto: Cristino Martins)

Continua depois da publicidade

O Paysandu conseguiu arrancar um empate atuando diante do Botafogo (PB) na noite deste sábado (26), no Estádio José Américo de Almeida Filho, o Almeidão, em João Pessoa. A partida terminou com o placar de 1 a 1 e foi válida pela oitava rodada do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C. 

Os gols saíram somente na etapa final de espetáculo. O Belo saiu na frente com o atacante Lohan, que após cobrança de escanteio marcou de cabeça, aos 20 minutos. O zagueiro Micael, do Paysandu, acabou expulso aos 35 minutos da etapa final. O gol do Papão foi na mesma moeda, saindo depois de uma cobrança de escanteio, para a subida de cabeça firme do zagueiro Wesley Matos, que havia acabado de entrar, assinalando aos 41 minutos.

Com o resultado e empate, o Paysandu segue dentro do G4, com 11 pontos, em quarto lugar – mas pode perder posição e sair da zona de conforto, caso o rival, Clube do Remo, vença o Manaus, em Belém, ainda nesta rodada. O Papão volta a campo justamente contra o arquirrival Leão, no próximo sábado (3), às 19h, no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. A partida será válida pela nona rodada do Grupo A da competição nacional. 

O jogo: Belo e Papão, tudo igual no Almeidão!

O Botafogo teve a chance do primeiro gol logo no início, quando Rodrigo Andrade chutou forte e o goleiro Gabriel Leite defendeu – na sobra, a zaga do Paysandu conseguiu aliviar o perigo. O Belo voltou a assustar, depois que um arremesso lateral foi para a área bicolor, no qual o zagueiro Micael desviou e a bola sobrou para o chute de Rodrigo Andrade, que quase acertou o alvo.

O Papão finalmente chegou ao ataque com Vinícius Leite, que recebeu passe e disparou para fora. Após o lance, o time paraense começou a gostar do jogo. Em uma boa trama bicolor, a bola foi lançada na área, mas Uilliam Barros não conseguiu chegar. Só dava Paysandu: depois de uma boa tabela, Juninho recebeu na frente e disparou, obrigando o goleiro Samuel a se esticar todo e salvar para escanteio. 

Na cobrança de escanteio, o baixinho Elielton subiu de cabeça, o goleiro Samuel defendeu e, na sobra, o árbitro acabou assinalando falta de ataque da equipe bicolor. O Botafogo voltou a assustar, depois que o zagueiro Luís Gustavo subiu de cabeça em uma falta cobrada na área, mas a arbitragem havia paralisado a jogada, alegando impedimento. Na etapa final, o Paysandu começou melhor. Vinícius Leite cruzou para Uilliam Barros que não pegou a bola, Elielton tentou aproveitar a chance, e acabou saindo com a redonda pela linha de fundo.

O time alviceleste chegou outra vez com o Uilliam Barros, que dividiu uma bola na área com o zagueiro Luís Gustavo e pediu pênalti, mas a arbitragem mandou seguir. Os jogadores acabaram discutindo em campo. Em uma jogada ensaiada, o Papão quase surpreendeu: Vinícius Leite cobrou falta após o corta-luz de Uilliam Barros e o goleiro Samuel defendeu no susto para escanteio.

Em um contra-ataque do Botafogo, Ramon estava pronto para marcar, mas Tony fez o corte providencial e livrou o Papão de tomar o primeiro. Porém, no lance seguinte, não teve jeito: Christiano cobrou o escanteio da esquerda na cabeça do atacante Lohan, que não perdoou e abriu o placar para o Belo, aos 20 minutos, 1 a 0. O Paysandu respondeu em outra falta cobrada por Vinícius Leite, que o goleiro Samuel defendeu.

O time bicolor voltou a atacar depois da boa trama, Mateus Anderson meteu de calcanhar para Tony, que chutou para fora. Após lambança do zaga bicolor, Micael acabou cometendo falta em Rodrigo Andrade – como já tinha levado cartão amarelo, acabou recebendo o vermelho e foi expulso de campo, aos 35 minutos, deixando o Papão com um jogador a menos.

Apesar disso, o Paysandu teve fôlego e empatou o jogo. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Wesley Matos, que havia entrado a pouco tempo em campo, subiu de cabeça para deixar tudo igual, aos 41 minutos, 1 a 1. Placar final: Botafogo 1 x 1 Paysandu. 

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO: Samuel; Marcos Martins, Marcelo Xavier, Luís Gustavo e Christiano; Juninho, Vitinho, Higor Leite (Erivelton) e Rodrigo Andrade; Ramon (Diego Rosa) e Lohan. Técnico: Rogério Zimmermann

PAYSANDU: Gabriel Leite; Tony, Micael, Perema e Bruno Collaço; Anderson Uchôa (Wesley Matos), Wellington Reis (Serginho) e Juninho (Mateus Anderson); Elielton (Luiz Felipe), Vinícius Leite e Uilliam Barros. Técnico: Matheus Costa

  • Árbitro: Diedo da Costa Cidral (CBF-SC)
  • Assistente 1: Giseli Casaril (CBF-SC)
  • Assistente 2: José Roberto Larroyd (CBF-SC)
  • Quarto árbitro: Afro Rocha (CBF-PB)
  • Cartões amarelos: Lohan, Ramon, Samuel e Erivelton (Botafogo); Wellington Reis, Perema, Anderson Uchôa e Micael (Paysandu)
  • Cartão vermelho: Micael (Paysandu)
  • Gols: Lohan, de cabeça, aos 20 minutos do 2° tempo para o Botafogo; Wesley Matos, de cabeça, aos 41 minutos do 2° tempo para o Paysandu
  • Local: Estádio José Américo de Almeida Filho, o Almeidão, em João Pessoa

Por Fábio Relvas