Paysandu arranca empate diante do Manaus no Mangueirão e segue fora do G4 da Série C

O Papão conseguiu empatar o jogo, aos 44 minutos do segundo tempo, com Uilliam Barros, de pênalti
(Foto: Jorge Luiz)

Continua depois da publicidade

O Paysandu Sport Club vai se complicando na busca de uma vaga para o quadrangular do acesso do Campeonato Brasileiro da Série C de 2020. Jogando na noite deste sábado (31), o Papão apenas empatou diante do Manaus (AM), em 1 a 1, no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, partida válida pela 13ª rodada do Grupo A da competição. O resultado deixou o Paysandu fora do G4, com 16 pontos, e subindo para o sexto lugar.

Os dois gols do jogo saíram de bola parada e na etapa derradeira. O time do Manaus, o chamado Gavião do Norte, abriu o placar: após cobrança de falta na área, o zagueiro Luís Fernando subiu de cabeça para marcar, aos 17 minutos. O gol bicolor saiu somente na reta final. O atacante Elielton foi derrubado por Rennan dentro da área e o árbitro não titubeou, assinalando pênalti para o time paraense. Uilliam Barros cobrou com categoria, deslocando o goleiro Jonathan, aos 44 minutos.

O Paysandu volta a campo diante do Jacuipense (BA), no próximo domingo (8), às 20h, no Estádio Metropolitano Governador Roberto Santos, o Pitaçu, em Salvador. A partida será válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.

O jogo: Papão 1 x 1 Gavião! Resultado ruim para o Paysandu

A partida começou movimentada. O Manaus chegou pela esquerda, Tsunami cruzou, a bola desviou na zaga e o goleiro Paulo Ricardo fez a defesa. O Paysandu chegou depois que Vinícius Leite cobrou uma falta na área, Uilliam Barros finalizou e mandou para fora. O Papão chegou com Juninho, que mandou um chutaço de fora da área e a bola passou assustando o goleiro Jonathan.

O time bicolor tentou marcar quando Tony cruzou na área, Nicolas desviou de cabeça, a zaga cortou e, na sobra, Vinícius Leite levantou para a cabeçada de Juninho, mas a bola bateu no zagueiro Luís Fernando – os jogadores do Papão pediram pênalti e o árbitro mandou seguir. O Gavião respondeu com Rossini, que arrancou bem pelo lado esquerdo e cruzou; a bola pegou no zagueiro Micael e foi para escanteio. 

Em seguida, blitz bicolor, quando Juninho levantou da direita e Nicolas cabeceou para fora. Na etapa final, o Paysandu começou na pressão. Juninho chutou de longe, o goleiro Jonathan defendeu esquisito, quase levou um frango e a bola foi para escanteio. Na cobrança de escanteio, Nicolas cabeceou e parou na boa defesa de Jonathan, na sequência, Vinícius Leite finalizou, mas a arbitragem assinalou impedimento. 

Pressão do Papão. Vinícius Leite arrancou pela esquerda e chutou cruzado, a bola bateu no zagueiro Patrick Borges, mas o goleiro Jonathan conseguiu salvar o que seria um gol contra no Mangueirão. O Manaus conseguiu assustar com Edvan, que chegou em velocidade pela direita chutando firme para a defesa de Paulo Ricardo. O Paysandu quase abriu placar quando Vinícius Leite passou no meio de dois e chutou; a bola explodiu no travessão. Seria um gol de placa.

O Gavião do Norte foi quem abriu o placar: após cobrança de falta, o zagueiro Luís Fernando subiu de cabeça e mandou para o fundo do barbante, 1 a 0, aos 17 minutos. O time do Paysandu quase chegou ao empate – depois que Elielton chutou, o goleiro Jonathan rebateu e a bola ficou para Anderson Uchôa, que finalizou para fora. O Manaus teve a chance em uma falta, mas Daniel Costa chutou muito alto.

Na reta final da partida, o Paysandu conseguiu o empate. O atacante Elielton foi derrubado dentro da área por Rennan, e o árbitro Ronei Cândido Alves, de Minas Gerais, assinalou pênalti. Uilliam Barros cobrou, deslocando o goleiro Jonathan, aos 44 minutos, 1 a 1. O árbitro levou a partida até aos 52 minutos. Placar final: Paysandu 1 x 1 Manaus.

FICHA TÉCNICA

PAYSANDU: Paulo Ricardo; Tony, Micael, Perema e Bruno Collaço; Anderson Uchôa, Wellington Reis (Luís Felipe) e Juninho (Alex Maranhão); Vinícius Leite (Erick Bessa), Nicolas (Elielton) e Uilliam Barros (Vitor Feijão). Técnico: João Brigatti. 

MANAUS: Jonathan; Edvan, Luís Fernando, Patrick Borges e Tsunami (Rennan); Márcio Passos, Gabriel Davis e Daniel Costa; Rodrigo Fumaça (Matheuzinho), Rossini (Janeudo) e Paulinho Simionato (Gilson). Técnico: Luizinho Lopes.

  • Árbitro: Ronei Cândido Alves – MG 
  • Assistente 1: Pablo Almeida da Costa – MG
  • Assistente 2: Frederico Soares Vilarinho – MG
  • Quarto Árbitro: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso – PA
  • Cartões amarelos: Juninho, Uilliam Barros, Perema e Bruno Collaço (Paysandu); Rodrigo Fumaça, Tsunami, Jonathan, Gabriel Davis e Edvan (Manaus)
  • Gols: Luís Fernando, de cabeça, aos 17 minutos do 2° tempo para o Manaus; Uilliam Barros, de pênalti, aos 44 minutos do 2° tempo para o Paysandu
  • Local: Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém 

Por Fábio Relvas