Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Parauapebas

Em parceria entre governo e prefeitura, Defensoria Pública inaugura nova sede

A nova sede é adequada para a implementação no número de Defensores, com projeção para a instalação do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente

“É com muito prazer que participamos deste projeto. Primeiro porque quando a gente via como era feito o atendimento com tanto carinho e amor, mesmo em um espaço inadequado sem oferecer dignidade aos usuários e servidores”, afirmou o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, no ato inaugural da nova sede da Defensoria Pública do Estado. Ato ocorrido na manhã desta quarta-feira, 3, na presença diversas autoridades municipais, da Polícia Civil e do Poder judiciário. Em complemento à sua fala, Darci afirma que a Defensoria Pública é procurada pelos que mais precisam. “Não é o Darci quem está fazendo. É uma instituição pública que vem justamente ajudar o nosso povo”, concluiu ele.

Defensora pública-geral, Jeniffer de Barros Rodrigues falou da importância de se inaugurar a nova sede o que, segundo ela, sagrará o Polo Regional, fixado em uma importante posição geográfica do Estado. “Ainda que longe das condições ideais, mas, com o esforço e a cooperação de todos, servidores, defensores e prefeituras, foi possível atender durante todo este período em que esteve em uma estrutura simples conseguindo entregar aos nossos assistidos o melhor atendimento possível”, agradeceu Jeniffer.

Ela lembrou que a Defensoria Pública é, entre os integrantes do Sistema de Justiça, a que tem menor percentual orçamentário, 1,64% do orçamento do Estado, que diz ser insuficiente para que possa estar em todos os municípios prestando atendimento à população que chega a 8,5 milhões de pessoas, segundo a última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A defensora-geral reconhece ter uma longa caminhada pela frente e que está ciente das dificuldades com as quais nos deparamos todos os dias; razão pela qual este momento é muito especial por poder, com união de esforços, entregar um espaço como este para a população. “Aprendi três coisas nestes dois anos e meio frente à Defensoria Pública”, conta Jeniffer, detalhando que se a gente ficar se atendo apenas aos números não consegue realizar nada, pois, eles sempre vão dizer não, já que os recursos não são compatíveis com a necessidade; não conseguimos fazer nada sozinhos; e a gente tem que sempre caminhar para frente. “E hoje, aqui estamos dando um grande passo que só foi possível, realmente, porque estamos caminhando juntos”, conclui.

Veja também:  Vereador demite acusado por estupro, mas nomeia a irmã do foragido como assessora

Nova sede

De acordo com a coordenadora do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Parauapebas, Kelly Soares, a nova sede será adequada para a implementação no número de Defensores e outros servidores, com projeção para oito gabinetes e para a instalação do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente além de ampla área para a recepção dos assistidos. “A Defensoria Pública em Parauapebas realiza cerca de mil atendimentos por mês, divididos em serviços de defensores, assessores, segundas vias de registros públicos e outros serviços pertinentes”, mensurou Kelly Soares, na inauguração que contou com diversas autoridades municipais, entre elas, o prefeito de Parauapebas Darci Lermen; o Secretário Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Wanterlor Bandeira; a diretora da 20ª Seccional de Polícia Civil, delegada Yana Azevedo; e autoridades do Poder Judiciário.

Deixe uma resposta