Em Parauapebas a população pediu por mudanças e elegeu Walmir. Elas virão ?

Continua depois da publicidade

“Veludo e dourados não fazem um trono, nem ouro e joias um cetro. Um trono é um trono porque o mais nobilitado nele se senta; e um cetro, porque o mais poderoso o empunha.”

Essa frase, do escritor britânico Anthony Trollope, me faz refletir e chegar a conclusão de que ela cai como uma luva quando a transporto para Parauapebas, onde governa Walmir Queiroz Mariano (PSD). Será nosso alcaide merecedor de sentar-se ao trono e empunhar o cedro real da administração municipal? As urnas disseram que sim. Sob a bandeira da mudança o atual prefeito foi legitimamente eleito com quase 20 mil votos de frente para seu adversário. Inconteste, o povo elegeu a mudança e aguarda-a pacientemente, sabe-se até quando.

O empresário bem sucedido, empreendedor e ético ainda não deu lugar ao político Walmir, e esse parece ser o primeiro grande problema de sua administração. Erros vêm acontecendo sucessivamente sem que o gestor se dê conta de que é preciso acelerar as ações que visem ao cumprimento da promessa de mudança tanto pedida pelo povo. 

Na semana passada, envolvida em uma licitação no mínimo suspeita, a até então secretária de educação Francisca Ciza recebeu sumariamente o bilhete azul. Parecia que o adormecido prefeito finalmente atentara para os erros e faria as mudanças que tornariam seu governo robusto e eficiente.

É de conhecimento popular que a mulher do rei não basta ser honesta, ela precisa, também, parecer honesta. Assim deve ser com quem cerca o rei. Secretários, adjuntos e os mais próximos de Valmir devem, sob a pena de ver ruir o reinado, ter a honestidade e a firmeza de caráter como premissa indispensável para seguir no cargo.

Não é isso que se vê. Verdadeiros absurdos estão acontecendo em algumas secretarias nesses primeiros meses de governo, muitas vezes com o conhecimento do neófito alcaide sem que ações tenham sido tomadas para sanar esses absurdos. Culpo isso à inconsistência política do prefeito. Em um município rico, onde o orçamento de algumas secretarias é bem maior do que o da maioria dos municípios brasileiros, é preciso que o secretário municipal sinta que tem a confiança do prefeito, que paute suas ações em fazer o melhor pelo município e que se errar tentando fazer o certo não irá receber o bilhete azul. Mas não é isso que vem acontecendo.

Walmir segue a linha “é isso mesmo meu filho”. Concorda com tudo que lhe dizem e não toma para si a responsabilidade de trocar secretários que agem de forma pouco republicanas. Estes, por seu lado, com o sentimento que podem ser “fritados” a qualquer momento, não podem deixar para amanhã o que podem fazer hoje. E o hoje, para alguns parece ser ontem. Querem “resolver” suas vidas pois não sentem a firmeza que permanecerão no cargo por muito mais tempo. Tem um, dizem, que usa de supostas chantagens para continuar no cargo, não sabendo que chantagem pode ser usada por um tempo, nunca o tempo todo.

Há dias as paredes dos corredores do Morro dos Ventos escutam o balbuciar de que secretário tal e secretário y vão cair a qualquer momento, fato que só aumenta a especulação real sobre a ineficiência do prefeito em tomar decisões, mesmo que sejam elas necessárias. Enquanto isso alguns secretários hipócritas continuam a peregrinar na tentativa de resolver a vida.

Sem hipocrisia não há civilização, e isso é a prova de que somos desgraçados: precisamos da falta de caráter como cimento da vida coletiva”, disse  o filósofo Luiz Felipe Pondé.

Para que sejamos menos desgraçados é preciso mudanças. E elas devem começar por quem tem o poder de fazê-las acontecer. Não seja inerte a tudo que está acontecendo, prefeito Walmir. Use a procuração outorgada a você pelos eleitores de Parauapebas para efetivamente mudar esse rico município. Não deixe pra amanhã, pra junho… O tempo é agora! Mude para que as mudanças que a população tanto deseja e que foram prometidas por você possam realmente acontecer. Se achar que não deve mudar pessoas, mude o modo como certas pessoas vêm agindo, mas mude algo. Exerça seu papel de liderança e faça essa roda motriz girar em busca de mudanças que realmente venham melhorar as condições de vida da população.

Essa atitude, se tomada a tempo, criará um divisor de águas nas futuras gestões municipais e você certamente será lembrado como o prefeito que promoveu essa divisão e que mereceu, efetivamente, sentar-se ao trono e segurar dignamente o cetro.

30 comentários em “Em Parauapebas a população pediu por mudanças e elegeu Walmir. Elas virão ?

  1. carlos debet Responder

    Boa tarde. Zedudu eu ti acompanho sempre por aqui, acredito que tu realizas um belo trabalho na área da informação. Eu também sou teu amigo no Facebook, recordas, pois é, estive a poucos com o Digno gestor da nossa Bela cidade, e pude constatar que realmente nós, enfim, temos um grande prefeito, um homem de “palavras inteiras”, espero que os quatro anos a ele ortorgado, por nós, possamos bater no peito e viver uma nostalgia bela e positiva em nosso município.

    Um abraço, e até a próxima.

    Carlos Debet.

  2. eu Responder

    o problema e que as pessoas estão desesperado pela mudança,e querem que isso ocorra de um dia para outro,tem que mudar?sim mas pra isso exige um planejamento e isso leva tempo,o governo ta errando?sim mas quem não erra mas tem que vê o que eles estão fazendo para mudar isso,tem muitas secretárias que estão trabalhando muito mas do que antes,já tem outras que ta pior e é isso que eles tem que rever e mudar o que está errado…
    agora não espere que esse governo vai ser perfeito pq isso nunca vai acontecer nem com outros que virão,e independente do governo trabalhar bem ou não sempre vai ter alguém que vai reclamar e não vai se agradar…

  3. Marlucio Santos Responder

    Confeso que há um bom período não vejo seu blog, me desistimulei.
    Mas é isso aí parabéns o Prefeito tem que olhar o futuro com o compromisso de governar para o povo de Parauapebas….

  4. Eleitor Arrependido Responder

    O que eu não entendo.

    Quando demos quatro anos para o Darci não fazer quase nada, nós mesmos ainda dissemos que teríamos que dá-lo mais uma chace parque o primeiro governo foi somente para pagar conta de campanha, isso mesmo, nós falamos isso! A primeira obra de Darci saiu apenas depois de um ano e dois meses e ainda caiu e matou uma pessoa, estou falando da ponte sobre o Rio Ilha do Côco da Av. Liberdade, e que foi reinaugurada mais duas vezes até com a governadora do estado e ainda hoje precisa ser refeita. Demorou dois anos para fazer um estacionamento e a obra ETA do Liberdade nunca foi concluída, assim como a ETA do Betânia e o hospital municipal. Esse foi um verdadeiro exame de paciência!

    Quando Darci acusou os secretários como verdadeiros culpados pela a ingerência do governo ele tinha razão, primeiro porque ele se auto acusa de fraco e segundo é que nas secretarias do governo quem mandava eram os secretários mesmo e isso foi verdade. Agora, quando o Valmir entra e mostra para cada secretário que quem manda é ele e que nenhum secretário é dono de nada todos o queimam.

    Não pensem que o Valmir é político, isso é um engano! Ele é engenheiro e administrador e vai repetir com a prefeitura o que ocorre em uma empresa privada. Quem quer um Valmir político pode tirar o cavalinho da chuva porque vai molhar. Essa coisa de cetro é para a monarquia e não para democracia.

    O que significa o Valmir sere político:
    1. Terá medo de partido;
    2. Medo da imprensa;
    3. Medo do secretário que possa sujá-lo a qualquer momento.

    Quem tem interesse nisso:
    1. Políticos;
    2. Empresários com suas notas frias.

    O que significa o Valmir engenheiro:
    1. Não dá asa para secretário;
    2. Não tem medo da imprensa;
    3. Não tem medo de empresários;
    4. Ninguém vai levar no grito.

    Agora, só falta fazer obras (leia-se um projeto de governo) e mantê-las pra me convencer.

    • J sousa Responder

      O mais engraçado nisso tudo e que esse tipo de matéria só esta começando a aparecer agora no governo Valmir, durante 8 anos de mandato do ‘idolatrado’ Darci não havia certo tipo de critica. E olha que motivos não faltavam…

      De fato as mudanças já começaram a ocorrer! Muitos estão preocupados pois estão vendo seus interesse serem colocados em duvida.

  5. Roberto Responder

    Parabéns pelo texto zé dudu, mesmo observando nele boas doses de hipocri$ia.
    É lamentável ver a situação de nossa cidade, nem preciso dizer o porquê.
    O mas lamentável ainda é ver que esse DESASTRE ainda está no começo, temos mais 3 anos e meio de sofrimento com esse governo mais despreparado de toda história.

  6. Lampião Responder

    Governo horrível, secretários corruptos, escândalos pra todo lado é a MUDANÇA veio, pra pior, nesse ritmo o Velhote cai até o fim do ano.

  7. Anônimo Responder

    Não votei nele, mas estamos esperando a mudança, que até o momento não aconteceu! Parece que nada anda. Coisas simples não estão acontecendo, lixo nas ruas, é o que mais se vê, fico com vergonha quando vejo lixo nas principais vias de Parauapebas. Ontem não recolheram lixo no Liberdade, está horrível e ficamos perguntando, o que está acontecendo? Cadê a água no Liberdade II? Cavaram as ruas, deixaram uma verdadeira bagunça por aqui e nada da tão esperada água aparecer.Estamos esperando, mas a paciência acaba!

    • Anônimo Responder

      Cidade limpa não é a que mais se varre. É a que menos se suja. O serviço existe. Tem suas falhas? Claro, como todos temos. E a população? Colabora, zela pela limpeza? Quanto mais se limpa, mais imunda fica a cidade. É lamentável. Os serviços apenas acompanham o nível da população, infelizmente.

  8. Anônimo Responder

    há dinheiro, gente capaz e toda uma construção a fazer. e o mundo continua rodando a toda velocidade. se o prefeito não agir agora perderemos o bonde da história e, ao final, seremos apenas ruinas de uma sociedade que não soube aproveitar a oportunidade do desenvolvimento. toda acao grandiosa exige uma correspondente coragem. esse governo precisa começar. precisa fazer planejamento estratégico e partir para a acao imediata. precisa assumir o compromisso firmado na ultima eleição. deve expurgar os incompetentes, os inertes, os vampiros que teimam em querer sugar o rico sangue de nossa ainda pobre gente. parabéns, ze. de fato, nosso prefeito precisa assumir a sua responsabilidade de governar, começando por formar sua equipe de confiança.com uma so voz e um so comando.

  9. Presley Andrade Responder

    A esperança e a ultima que morre. Que dias melhores possam vir, e esta cidade seja realmente administrada como deve ser. Desde que me lembro, nunca havia acontecido greve dos servidores públicos em parauapebas. Foi so o Walmir assumir e começou greve daqui, greve dali. Sinal que as coisas nao começaram bem. Se é que ele é um empresário bem sucedido, teria que ter peito e decisao,para ver onde esta errando, e tomar logo uma decisão que possa ser melhor para o povo de parauapebas, que venha realmente mudanças e melhorias para a cidade. Quem o elegeu tem que cobrar, promesa é divida!!! Otimo Texto Ze Dudu…

  10. Anônimo Responder

    Bom dia, há mais de 150 dias, dei entrada no alvará de Licença, nesta Prefeitura de Parauapebas-PA, Departamento de Arrecadação Municipal, e estou indo lá duas vezes na semana perguntando pelo ALVARÁ, e depois de mais 150 dias entrada 15/01/2013, hoje vem me dizer que tem que faz uma declaração quais atividades que a empresa estar exercendo, onde estamos chegando, exigindo do contribuinte algo que não esta na Lei, desmerecendo o trabalho dos Fiscal de Tributos, que realizam as vistorias e podem constatar as atividades do contribuinte, e qual será outro argumento instrumento que o diretor de tributos vai invetar sem apoio de legislação alguma. Esta é a sua Parauapebas-PA em que uma empresa local demora mais de 150 dias para adquerir o Alvará de Funcionamento. Que Exemplo. Outro Sim pagamento a taxa na dia 01/02/2013. NÓS EMPRESÁRIOS E CONTADORES PEDIMOS SOCORRO.

  11. MP Responder

    PARABENS !!!!!

    ESTE COMENTÀRIO É UM VERDADEIRO EXERCICIO DE CIDADANIA !

    POSICIONAMENTO PÓLITICO CLARO !

  12. Cauan Pirí Responder

    MEU CONSELHO AO SR. WALMIR!

    O povo quer mudança!

    – Pão e circo aos miseraveis ( sempre)
    – Transporte publico para classe proletaria ( licitação já!)
    – Ruas limpas, transito controlado,segurança ( A falsa gurguesia agradece),

    Pronto Sr. Valmir, muito simples e facil o resto é tudo “cala boca”

    • Anônimo Responder

      Cauan, os miseráveis existem justamente por causa dos péssimos políticos que temos, são esses miseráveis necessitados que votam e reelegem esses malditos políticos que temos.A culpa de existir miseráveis no Brasil são dos próprios políticos que temos.É triste ver um ser humano se referir ao próximo com tanto preconceito como você se refere! Tenho vergonha de saber que você faz parte da raça humana, aliás, tenho dúvidas se você realmente é humano, desconfio que não é!!!!

      • João Responder

        Esse Caua Piri, tem sorte de poder se esconder atrás de um codinome na internet. Caso contrário já teria talvez ate sido linchado, haja vista sempre faça esse tipo de comentário grosseiro, preconceituoso. O mais engraçado é que o Blogger sempre os publica. Como já sabemos a justiça brasileira é literalmente cega. Porque se fosse num pais como os EUA, ele já teria sido rastreado e enquadrado por essas afrontas que ele faz! Tenho lá minhas desconfianças a respeito desse moço… Mas é melhor ficar quieto e não falar do que não se sabe realmente. O Blogger sim, deveria fazer seu papel. E não publicar comentários que ofendam, sejam preconceituosos e denigram as pessoas de boa indole que aqui residem, trabalham, são honestas e não merecem ler coisas do tipo que esse Cauã Piri posta.

        • Cauan Pirí Responder

          É Verdade, eu poderia ser linchado, mais uma prova da mentalidade selvagem como a sua, que só pensa em bater,linchar, se vingar, matar. Não me surprende quando escuto de muita gente que aqui é terra de gente selvagem só sabe fazer violencia. E quanto, aos USA meu caro morei lá 14 anos viu, muito pelo contrario lá o direito de expressão é respeitado, e outra as poucas pessoas honestas que residem aqui se conta nos dedos, não é o que vemos em todas nas empresas. Se for ofensa dizer que aqui tem muita gente preguicosa, indolete, sem moral, parasitas, oportunistas. Eu acho que você é um desses.

          • José

            E com tudo isso você continua aqui? Porque será?
            Porque não vai morar num país culto, de gente boa, honesta, de gente inteligente?

            Com certeza não tem dinheiro nem pra comprar passagem no trem pra voltar pra terrinha!

          • Anônimo

            CAUAN PIRI VC É APENAS UMA BICHA FRUSTRADA QUE NÃO CONSEGUE SAIR DO ARMARIO POR MEDO, SAI DO ARMARIO E PARA COM ESSA PSICOSE DE PISICOPADA MENTAL.

      • Cauan Pirí Responder

        Meu caro, miseravel no Brasil é uma opção de vida! A exemplo o bolsa familia, os miseraveis adoram esmolas! Pergunte ao um favelado se ele quer saneamento basico, luz eletrica, água encanada, esgoto,etc. Muito provavel que não queiram porque teram que pagar! Outro exemplo: Porque pobre gosta tanto de parir? Fazem filhos como ratos e depois querem que o governo doe creches? Não meu caro nós pagamos uma conta muito alta para manter os miseraveis que não querem trabalhar e sim viver de esmolas do governo, acredito que você seja um deles.

    • Marcos Roberto Responder

      Prezados, não percam tempo com este payboizinho metido a besta que não sabe do que está falando e que não tomou umas ripadas de pai e mãe para aprender a ter respeito com os outros, nos EUA tem liberdade de expressão sim, mas tem uma grande diferença, o cidadão norte americano tem conhecimento de causa suficiente para saber lidar com este tipo de liberdade, ou seja, não sai publicando qualquer besteira que pensa para não denegrir a própria imagem, se você morou lá 14 anos, eu morei 25 e sei muito bem o que falo. Se Parauapebas não te agrada, então volte para a terra do Tio Sam, pode ser que teus anseios sejam saciados, aliás, gente como você não serve nem para adubo, pois não vale o excremento que deposita na privada todos os dias.

  13. Sandra Responder

    Ótima crítica. De quem parece estar preocupado com a cidade e não com o proprio bolso. Eu votei no Walmir e acredito nele, que ele fará as mudanças.

    • tucano Responder

      esse velhote vai afundar parauapebas , votei nele mas nunca mas na minha vida e vai levar o meu voto deus me livre desse velho

  14. Adriano Responder

    Olá Zé dudu! sou otimista, mas estou desconfiado com este governo, este moço, nao tem firmeza em suas decisoes. se nao confia em seu secretariado é porque nao soube escolher. trouxe umas figuras de fora, porque nao confia em nós, ora se as eleiçaoes acontecem em outubro, o prefeito eleito tem novembro e dezembro para estruturar a nova equipe de governo, parauapebas nao merece! sao 05 meses só planejando e falando em obras merabolantes, obras faraonicas, enquanto isto, falta repasse para as secretarias desenvolverem o trabalho básico. este Célio Costa Zé. é um Dr. Welney…seu Walmir esta perdido da silva, este moço nao cumprirá o mandato de 04 anos. o povo dentro dos movimentos sociais organizados vao se manisfetar…Parauapebas só terá futuro se for governada por pessoas inteligentes e de conhecimento técnico e político sobre administraçao. até agora, ele está mesmo é atrapalhado. a assessoria dele está repleta de bolsal. os cargos de 1º e 2º escalao estao com pessoas ligadas a ele, se tivessem competencia, tudo bem o problema é que os moços sao atrapalhados também. Meu Deus o que vamos fazer…ninguem merece este bode cheiroso no poder.

    • Diego Queiroz Responder

      Adriano, nem sempre o de casa (sic) é a melhor opção. Tem se que ver as habilidades técnicas e políticas e também ter pelo menos um pouco de ética – essa é a questão.

Deixe seu comentário

Posts relacionados