Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Em madrugada de terror, bandidos atacam dois bancos em Canaã dos Carajás

Agências do Banco do Brasil e do Sicredi foram explodidas e saqueadas, em assalto do tipo “Vapor” ou “Novo Cangaço”, onde a quadrilha bloqueou por alguns minutos a entrada principal do Batalhão da PM

Um bando portado armamento pesado atacou, por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (3), as agências do Banco do Brasil e do Sicredi em Canaã dos Carajás, e ainda bloqueou, com um carro, a saída do Batalhão da Polícia Militar. Os dois bancos ficam na Avenida Weyne Cavalcante, a principal da cidade, e foram alvos fáceis para a quadrilha, que espalhou o terror. Eles se dividiram em três grupos: enquanto dois explodiam as agências e recolhiam o dinheiro, o terceiro circulava pela cidade fazendo disparos de fuzil e pistola, como forma de inibir os curiosos
e a presença policial.

Durante o ataque, na modalidade denominada “Vapor” ou “Novo Cangaço”, pessoas que casualmente, àquela hora da madrugada, passavam pela avenida, eram feitas reféns e, na fuga, serviram de escudos humanos nas carrocerias dos veículos empregados no crime.

Audaciosos, os bandidos se dirigiram ao Batalhão da PM e abandonaram um veículo em frente ao portão principal o que, num primeiro momento, impediu o deslocamento dos militares. Em seguida, o grupo criminoso se dirigiu até a Delegacia de Policia Civil, mas vendo tudo fechado, o bando retornou para as agências. Parte das cenas de terror foi filmada por um morador com um celular. Ele registrou o momento em que as pessoas passavam nas proximidades dos bancos e, desavisadas, eram feitas reféns, tendo armas de grosso calibre apontas para a cabeça. Nas imagens também é possível ver integrantes da quadrilha efetuando vários disparos na tentativa de intimidar qualquer ação.

Na fuga, vários veículos usados no crime foram incendiados com o objetivo de apagar qualquer evidência e ainda retardar uma possível perseguição policial. Ainda não se sabe a quantia levada das agências bancárias que ficaram totalmente destruídas, mas a PM informou que os bandidos não tiveram acesso aos cofres principais das agências, e que o dinheiro levado por eles foi o que estava nos caixas eletrônicos. Após a ação, curiosos foram até o local da ação e recolheram cédulas que ficaram espalhadas pelo chão.

Veja também:  Polícias Civil e Militar iniciam a "Operação Boas Festas" em Redenção

A polícia ainda não tem pistas dos acusados, tampouco o número exato de membros da quadrilha. Já pela manhã, um helicóptero foi visto sobrevoando a cidade e as vicinais do município na tentativa de localizar o bando.

Em nota, a Assessoria de Imprensa do Sicred MT/PA informou que “na madrugada desta segunda-feira, 3 de dezembro, por volta das 2h30, houve um ataque com uso de explosivos na agência Canaã dos Carajás (PA). A Polícia Militar foi acionada imediatamente e as autoridades policiais estão investigando o ocorrido contando com total apoio da cooperativa na apuração dos fatos. Não há levantamento preciso da quantia levada e dos prejuízos causados pela ação. A agência ficará fechada para reparos, porém a cooperativa trabalha para que o atendimento seja restabelecido o mais rápido possível. Consultas e transações bancárias poderão ser realizadas pelos associados por meio do Sicredi Mobi, aplicativo disponível para smartphones e tablets, e pelo site www.sicredi.com.br (Internet Banking). Os associados também poderão ser atendidos nas duas agências do Sicredi em Parauapebas, nos bairros Cidade Nova e Cidade Jardim. A instituição financeira cooperativa reforça que investe continuamente em segurança com o objetivo de proteger as pessoas, o patrimônio e para atender às necessidades dos seus associados e da comunidade onde atua”.

O Blog não conseguiu contato com o Banco do Brasil para comentar o assalto.

Deixe uma resposta