Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Eleições 2018

Diretório do PT descarta união com Helder Barbalho em Marabá

Eleito com quase 60 mil votos, deputado Dirceu ten Caten faz campanha para Márcio Miranda no segundo turno

O Diretório Municipal do PT em Marabá não acatou o direcionamento da Executiva Estadual da legenda e não está fazendo campanha para Helder Barbalho (MDB) e está caminhando no segundo turno com Márcio Miranda (DEM).

Em nota divulgada à sociedade, a Comissão Executiva Municipal faz uma exposição de motivos para a tomada de decisão. Revelou que em avaliação interna, 6 dos 9 membros votaram por não apoiar Helder Barbalho, por entender que ele fez parte do governo de Michel Temer, a quem considera responsáveis pelo “golpe” que tirou a então presidente Dilma Rousseff do Palácio do Planalto em 2016. “A Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Marabá, em sua maioria, recomenda ao Diretório Estadual rever sua posição de se manifestar em apoio à candidatura de Helder Barbalho ao Governo do Pará, e indica que libere os filiados sem indicação de apoio na disputa do governo do Estado”.

A nota é assinada por Marcelo Alves, vereador e presidente municipal do Diretório do PT; Ademir Martins, vice-presidente; Luiz Carlos Pies, secretário de Organização; Cidiléia Lima dos Santos, secretária de Finanças e Planejamento; Dariane Cardoso Souza, secretária de formação política; Jovelina Rosa Souza Barros, Secretaria de Mulheres.

Veja também:  PF deflagra Operação Migrador no Pará, Bahia e Espírito Santo.  

Marcelo Alves disse à reportagem do blog que quase nenhum diretório municipal está seguindo a orientação da Executiva Estadual, como é o caso de Santarém e Gurupá. Aqui na região, o blog apurou que o levante acontece, também, em Parauapebas, Tucuruí, Xinguara, Rio Maria, Redenção e Conceição do Araguaia, para citar alguns.

O deputado federal Airton Faleiro (no Oeste do Pará) e o candidato ao Senado Zé Geraldo (na região do Lago de Tucuruí) comungam com o pensamento do grupo de Marabá e também apoiam Marcio Miranda, apurou o Blog.

Dirceu não foi encontrado para falar sobre o assunto. Todavia, membros do PT em Marabá, consultados pela Reportagem, afirmam que o próprio Dirceu ten Caten está alinhado com Márcio Miranda e percorre as comunidades pedindo votos para o presidente da Assembleia Legislativa do Pará. “Esse apoio não é aberto, declarado, porque ele não pode contrariar formalmente a Executiva Estadual, mas o apoio é sabido por todos”, disse uma liderança jovem ligada à família ten Caten, que pediu reserva de seu nome.

Deixe uma resposta