Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Coluna

De atleta para a obesidade: A montanha russa da saúde

Você leva uma vida sedentária? Acompanhe as importantes dicas da personal trainer Patrícia Alessi e altere seu corpo e sua mente.

Levar uma vida de um atleta não é tarefa muito fácil. Você precisa ter ao máximo de dedicação e largar mão de muitas coisas para chegar ao pódio. Comento em relação a vida de atleta, pois é dessa maneira que Gustavo Santana levou sua vida, até acontecer algumas reviravoltas em sua vida, fazendo com que ele abandonasse definitivamente a vida de atleta.

Quando eu fiquei sabendo da história de vida do Gustavo, eu fiquei muito empolgada em conhecer pessoalmente pois eu fiquei intrigada em saber como um ‘atleta’ e que sempre praticou esportes, desde sua época de criança deixou de ter essa rotina de alimentação e treinos e passou a levar uma vida totalmente sedentária, tendo até problemas de saúde devido à má alimentação e sedentarismo. Eu fiquei pensando comigo mesma, o que tinha levado Gustavo à obesidade?

Meu convidado da semana é Gustavo Santana de 39 anos, ele é publicitário e vai contar um pouco da sua vida e como passou fases em que estava sedentário e com maus hábitos alimentares e fases de levar uma vida e rotina de atleta, com uma vida ativa e com bons hábitos de alimentação e exercício físicos, tudo isso parecendo uma montanha russa.

Desde quando estudada em escola Marista, Gustavo sempre praticou esportes. Ele comenta que fez parte da equipe de natação da escola e chegou a competir. Praticou algumas modalidades de luta e após alguns anos, chegou a iniciar o curso de Educação Física, porém em uma aula pratica ele acabou machucando seu joelho o que levou Gustavo a desistir da carreira de atleta.

Após sofrer essa lesão, Gustavo ficou afastado de qualquer atividade esportiva e física também. “Passei 2 anos sem fazer nada, parei completamente. Após esse tempo, quando decidi voltar, e fui para a musculação”. Na época em que Gustavo decidiu voltar a treinar, ele preferiu a musculação para fazer um fortalecimento do seu joelho e treinar com mais segurança pois vinha de uma lesão.

Após sofrer uma nova lesão no joelho, Gustavo teve algumas dificuldades, afastando novamente dos exercícios e dessa vez, a sedentarismo levou ao sobrepeso que levou ele a ter grandes problemas de saúde. “Eu tive apneia do sono, taquicardia, as articulações começaram a doer, dores nas costas. Eu não tinha autoestima, não tinha nada disso”. Nessa época, Gustavo acabou se separando da sua esposa e continuou no sedentarismo.

Em um certo momento, Gustavo teve um susto ao se olhar no espelho “Quando eu me dei conta, eu estava com 146 kg, eu me olhei no espelho e não consegui me reconhecer, essa não é minha cara”. Após esse “susto” Gustavo tomou algumas iniciativas para voltar a se sentir bem consigo mesmo. Ele comenta que a primeira coisa que fez foi raspar o cabelo e retornou para a musculação.

Gustavo relata que ao retornar para a academia, teve muitos “olhares” por ele estar acima do peso. “Tive preconceitos por estar fora do padrão. Eu passava pela academia e ouvia comentários maldosos por eu estar acima do peso. Eu já cheguei a me machucar duas vezes por querer colocar mais peso do que devia para mostrar para as pessoas que eu tinha condições de fazer aquele exercício, mesmo eu ter voltado recente para a academia”.

Para que Gustavo tivesse motivação para voltar a se olhar no espelho, ele mudou seu comportamento na academia “Eu levava meu fone de ouvido e não falava com ninguém. Durante 6 meses eu estava focado em me exercitar, fazer dieta para eu voltar a ser o que eu era antes, nesse período foram 22kg eliminados”. A partir desse momento, a vida de Gustavo mudou tudo. “Minha qualidade de vida melhorou, eu conseguia dormir, meu apetite estava diferente, até o paladar estava diferente”.

Veja também:  “Iris fitness”: Uma paixão que virou negócio

Gustavo comenta que as coisas não foram fáceis para ele, devido ás dificuldades e mudanças que ele enfrentou na vida. “Por mais que você mude seu estilo de vida, eu sou um ser humano e tenho minhas dificuldades de me manter na alimentação, em treinar, minha carga excessiva de trabalho me afasta dos exercícios”. Tudo isso eu preciso controlar, comenta ele.

Gustavo deixa claro que é preciso ter a mente forte, para seu corpo estar forte “Hoje, a vida do ser humano passou a ser muito sedentária. A gente dorme, acorda, vai trabalhar sentado, chega e senta de novo no trabalho e passa o dia inteiro sentado e volta para casa sentado novamente e isso me incomoda bastante, eu sinto que o meu metabolismo desacelerou. O corpo da gente é inteligente, ele percebe que não está gastando e economiza e você passa a engordar. Eu sou um “ex obeso” e até hoje o meu corpo luta para voltar ao peso que eu tinha antes. Com aquele peso, ele se sente confortável. Quem passou boa parte da sua vida sedentária e começa a praticar exercícios, a pessoa acha que vai continuar de maneira fácil, só que não é fácil, mas vale a pena”.

A mensagem final que Gustavo deixa é: “Quem está com problema de baixa autoestima, procure a atividade física como remédio para melhorar isso, é bom para a cabeça, para o corpo, para o coração e até para o bolso porque para de gastar com besteira. Se você está começando, vou avisar que não é fácil, mas que vale a pena. Prepare-se mentalmente e seu físico vai acompanhar. Quando você estiver com a mente forte, seu corpo estará forte” finaliza Gustavo.

Antes de dica dessa semana, eu quero agradecer a participação do Gustavo em dividir comigo e com vocês a sua história e que apesar de todas as dificuldades que ele enfrentou, ele continua focado em manter uma rotina de exercícios físicos. Apesar da carga de trabalho que ele vem tendo ultimamente, ele me recebeu muito bem e sou muito grata em aceitar o meu convite!

Para você que está passando por dificuldades hoje, por falta de tempo, de disposição, de conseguir resultados, enfim, seja qual for sua dificuldade, a minha dica é: Trace metas a serem alcançadas mês a cada mês e deixe essa “meta” escrita em um papel e que você olhe para ela todos os dias. Não adianta você querer emagrecer 5kg e você não mudar o que está fazendo hoje. Para que você tenha mudança no corpo é preciso que tenha mudanças na sua rotina!

Não sabe por onde começar? Manda uma mensagem no meu WhatsApp (94) 99240 3589 que eu vou mudar sua rotina hoje mesmo! Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo e sugestão para a próxima semana!

Ótima semana a todos!

Deixe uma resposta