Curionópolis poderá vir a se chamar Serra Leste

Continua depois da publicidade

Chamonzinho Os habitantes de Curionópolis, município do Sudeste paraense, poderão escolher um novo nome para a cidade, ainda este ano. A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) recebeu no último dia 6 de março um Projeto de Decreto Legislativo – de autoria do deputado Estadual Fernando Coimbra (PSD), autorizando a convocação de um plebiscito para que a população possa manifestar sua opinião sobre a mudança de nome do município para Serra Leste.

O projeto foi proposto às comissões e deve ir a plenário em, no máximo, 45 dias. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) fixou o prazo de 180 dias para a realização do plebiscito, a contar da data de publicação do Decreto Legislativo. Segundo avalia Coimbra, a mudança de nome poderia dar maior visibilidade ao município, tanto no cenário nacional, como no internacional. “Curionópolis tem uma das principais jazidas de ouro do Pará, com capacidade para produzir, inicialmente, 150 toneladas. Grande parte de suas riquezas fica na região de Serra Leste, onde a Vale implantou o projeto para explorar os minérios. É preciso considerar isso.

O deputado afirma que a mudança de nomenclatura pode aproximar e garantir investimentos, e, indiretamente, levar benefícios à população. “Tem ainda o anseio popular, que espera pela alteração do nome. Gostaríamos que as pessoas decidissem como querem chamar sua cidade. Não se trata de uma imposição, e sim de escolhas”, assegura o parlamentar. A região de Serra Leste é um acidente do relevo geográfico, que é bastante conhecido em virtude da alta incidência de recursos naturais não renováveis. A elevação, segundo aponta o deputado, é uma referência municipal, estadual, nacional e internacional de Curionópolis. A cidade tem 2.289 km², abriga cerca de 50 mil habitantes e tem como prefeito o peemedebista Wenderson Chamon, o “Chamonzinho”, dono de um dos maiores índices de avaliação de gestão do Brasil.

Atualização
De acordo com o Ministério Público, o projeto do deputado Coimbra deve sofrer uma alteração, já que o projeto não pode tramitar com um nome escolhido. Segundo informado, a população deverá escolher o nome em uma lista que será apresentada  após aprovada a mudança em plebiscito.

21 comentários em “Curionópolis poderá vir a se chamar Serra Leste

  1. joão santo Responder

    neste momento ao ler as razoes do exelentissimo deputado ja acreditava que ele não tem nada haver com curionopolis que eu mora porque minha cidade tem apenas 19.mil habitante e cidade que ele ou sei la quem quer mudar tem 50.habitantes dorme com um barrulho deste kkkkkkk…

  2. aurelio Responder

    Eu sugiro um nome marcante, ai vão três exemplos:
    OURO NEGRO DO CARAJÁS
    PIONEIROS DO CARAJÁS
    SENTINELA DO CARAJÁS

  3. rose Responder

    essas ideias de mudar o nome da cidade tem me dado prejuiso mandei uma encomenda para curianopolis a via sedex mas nunca chegou sera que e por causa do que os correios ficou na duvida e não sabia para que cidade mandar se para chamanopolis, peblixnopolis ou coimbra leste. o deputado vamos trabalhar direito.

  4. Elivelton Moura Responder

    Renaldi “nós moradores de Curionópolis[…]” Nós refere-se a muita gente, então, muito cuidado ao falar assim, pois não somos todos que queremos essa molecagem.

    Projeto para a melhoria do saneamento, saúde, educação, cultura e outros mais., vocês deputados não querem votar, “né”?

    Mudar o nome da cidade não trará mais desenvolvimento, o que trará isso é a participação e o investimento do governo na nossa cidade. O nome de nossa cidade já vem de uma história e mudar ele só por cousa de um projeto que praticamente não tem uma história tão grande como a nossa cidade e só por causa de politicagem. Isso é uma desmoralização para com os habitantes de nossa cidade.

    Se queres fazer alguma coisa pela nossa cidade, faça com que o Governador do estado trabalhe aqui também e não só na região de Belém.

    Por mais que muitos não gostem do Major Curió, queiram ou queiram ele tem uma grande participação na construção e história de nossa cidade. Que seja mau ou que seja ruim, mas tem.

    Quer mudar algo, mude suas atitudes e procure fazer projetos para o desenvolvimento na nossa cidade. Se nome muda alguma coisa, mude o seu! Tiro o “Coimbra” e coloque “Leste”…

  5. Clayton Santos Responder

    As vezes me questiono se o abandono que se encontra a região sul do Pará é falta de descaso mesmo do Governo ou por se ter membros da sociedade organizada dessas regiões que não capazes de cobrar por melhorias, como mais escolas, saneamento básico, hospitais etc. Está se criando uma cultura tão grande de se fazer plesbicito, que a própria população vai no embalo.
    Imagina-se agora o desperdicio de recursos publicos que serão empregados nessa brincadeira?

  6. weliton Responder

    tem um vagabundo que queria mudar o nome de pararuapebas para carajas mais e porque ele nao mora aqui fica puchando saco dos politico de belem e que faz zuada aki para se valoriza para os politicos almenta a assecoria lar em belem.

  7. Euzébio Responder


    Nome (obrigatório):

    PARAUAPEBAS IRÁ SE CHAMAR PTRALÂNDIA – A CIDADE DOS PTRALHAS..

    Já que estão colhendo nomes para o plebiscito, sugiro PROPINÓPOLIS para Parauapebas.
    Daqui a pouco vem um vereador e me pede “algum” para apresentar o projeto na Câmara.

  8. VITOR Responder

    Deve permanecer com o nome atual, principalmente para que todos não se esqueçam das atrocidades cometidas de ambos os lados durante a guerrilha do ARAGUAIA onde o “MAJOR CURIÓ” SE SOBRESSAIA!!! MAS CURIONÓPOLIS É MUITO MAIOR QUE TUDO ISTO!!!!!!!!!!!!!

  9. Castro Responder

    O interessante neste caso, é que o próprio deputado disse que “Gostaríamos que as pessoas decidissem como querem chamar sua cidade…sic” Nesse caso, já têm o nome a ser “batizado” e pela sua fala, não seria o “povo” quem deveria então escolher um nome, digamos, de uma lista???? O que a mudança de um nome de uma cidade irá trazer de benefícios, investimentos??? É brincadeira isso. E o nome de Parauapebas passará a ser Carajás, e o aeroporto no núcleo urbano será Parauapebas…. Putz!

  10. Márcio Responder

    Brincadeira, fui morador de Curionópolis de 1985 a 1992. Na época em que as pessoas a chamavam de “Trinta”. Agora que a cidade “pertence” a família Chamon querem mudar o nome da cidade por perseguição política ao ex- prefeito Curió. O pior que essas ideias são absorvidas por algumas pessoas que compram pesamentos mediocres. A divisão,a mudança de nome não leva a nada. o que tem que mudar é a mentalidade dos nossos políticos. Vou sugerir um nome melhor do que esse Serra Leste. Plesbicilância. vão gostar de plebiscito lá …….

  11. Renaldi Responder

    Parabens, Deputado pela proposta, nós moradores de Curionópolis ficamos extremamente felizes, eu tinha vergonha de falar que morava aqui em curionópolis , pelo nome da Cidade, agora vai ser diferente . obrigado

    • pedro gorge Responder

      se vc tem vergonha em morar em curionopolis pq vc não vai embora ah tantas cidades com nomes bonito

  12. Paulo Henrique Responder

    Mais falta do que fazer, Serra Leste não é nome de cidade, é apenas como a Vale trata seus lugares a serem explorado, é só a localização de mais uma mina. o Nome não vai mudar a situação da cidade e sim a atitude do povo.

  13. Nome (obrigatório) Responder

    É muita burrice de algumas pessoas querer mudar o nome da cidade, pois é como se mudasse a sua identidade. Acho que tem muita coisa pras se fazer dentro de um municipio, ao imvés de esta com esse tipo de atitude!!!!
    VAMOS FAZER MAIS POSTO DE SAÚDE, ESCOLAS, ASSISTÊNCIA AOS QUE PRECISAM!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados