Covid-19 já compromete 50% dos leitos hospitalares de Jacundá

O novo coronavírus está se alastrando rapidamente na cidade e a Secretaria de Saúde teme um colapso

Continua depois da publicidade

Com 16 pessoas internadas no Hospital de Campanha de Jacundá, estruturado para atender pacientes suspeitos e diagnosticados positivos da covid-19, o sistema de saúde pública do município está com 50% da capacidade comprometida. O avanço no número de casos preocupa a Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado na noite de segunda-feira (18), às 22h, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus chegou a 45; 21 estão recuperados; e três morreram. Um total de 76 casos foram descartados e 145 pessoas segue sob monitoramento.

O avanço gradativo da doença preocupa a secretária de Saúde, Lícia Souza. Ela repete o que tem dito anteriormente: “Caso algum paciente nosso venha precisar de uma UTI, não termos condições de garantir a assistência indicada, tendo em vista o evidente colapso no sistema de saúde”.

Dos 21 pacientes em tratamento médico contra a covid-19, 16 estão internados no Hospital de Campanha. Esse número representa 50% da capacidade da unidade de saúde pública. Levando em consideração que, dia 19 de abril, não havia nenhum caso positivo, mas, quatro dias depois surgiram os primeiros pacientes com o vírus, a doença está evoluindo rapidamente na cidade. “Isso nos preocupa muito, pois estamos caminhando para a ocupação total dos nossos leitos”.

Ontem, segunda-feira, o prefeito Ismael Barbosa publicou novo decreto, mantendo recomendações do decreto 033, do dia 13 de abril, e adiando as medias preventivas contra o novo coronavírus até 1º de junho.

(Antonio Barroso)