Covid-19 avança, mas isolamento social despenca na microrregião do Xingu

Na microrregião, que engloba parte dos municípios do sul e sudeste do estado, o melhor índice de isolamento foi em São Félix do Xingu

Continua depois da publicidade

Mesmo diante do avanço do novo coronavírus, que agora atinge toda as regiões sul e sudeste do Pará, os índices de isolamento social, uma das medidas preventivas contra a disseminação do vírus, continua muito baixos em todos os municípios. Segundo os dados divulgados ontem (20) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Segup), dos municípios que englobam a microrregião do Xingu, por exemplo, o melhor índice apresentado foi em Félix do Xingu, 44,8% de taxa de isolamento social.

Nos demais municípios da microrregião, os índices estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 70% para que possa diminuir o número de infectados pelo novo coronavírus.

De acordo com dados da Segup, o Estado do Pará apresentou uma média de 48,95% de isolamento ontem, ficando em terceiro entre os estados brasileiros, o que mostra que a taxa de isolamento social também vem caindo em todo o País, mesmo com o avanço do vírus, que já chega a 294 mil casos e causou mais 19 mil mortos no Brasil, segundo os dados divulgados pelo governo federal.

De acordo com o levantamento realizado pela Segup, dos municípios da microrregião do Xingu, Tucumã registrou 38,1% de taxa de isolamento; e Ourilândia do Norte, 39,3%.  A pior cidade da região e do estado foi Água Azul do Norte, com uma taxa de 30,4% .

Os municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu são os que registram maior caso de Covid-19 na microrregião. Juntos eles somam 233 casos da doença, segundo os últimos boletins epidemiológicos divulgados na noite de ontem.  

(Tina Santos)