Coluna Direto de Brasília #Ed. 136 – Por Val-André Mutran

Uma coletânea do que os parlamentares paraenses produziram durante a semana em Brasília

Continua depois da publicidade

Pará começa a vacinar

A semana começou, para alívio dos paraenses, com a vacinação em todo o Estado do Pará, para conter o avanço da pandemia da Covid-19, cuja segunda onda está se mostrando implacável, devido à ocorrência de uma nova cepa mais contagiosa e mortal.

Oxigênio

Não será tarefa fácil fazer levar a vacina em todos os rincões paraenses, segunda maior unidade territorial do Brasil, com uma área de 1 245 870,798 km², constituindo-se na décima-terceira maior subdivisão mundial. Além da insuficiente quantidade de imunizantes até agora disponíveis, há o fantasma do desabastecimento de oxigênio medicinal, embora o governo estadual garanta que seja autossuficiente em sua produção.

Dependência

O fato destaque da semana aponta para uma constatação aterradora que chegou ao conhecimento de todos os brasileiros. É perturbador e inaceitável saber que o Brasil esteja na categoria de país atrasado e dependente de insumos de tecnologia estrangeira para a produção de uma vacina, à qual tem um Parque Tecnológico para fazê-lo de modo independente.

Negligência e incompetência

Ficou claro aos brasileiros que as autoridades de todos os níveis negligenciaram, ao longo de décadas, nos investimentos necessários para atualizar seu parque de desenvolvimento na área médica no setor de produção de imunizantes.
— A quem cabe o assunto, a Coluna dá nota zero para todos os envolvidos. Todos reprovados, mas quem paga por isso é a população, como sempre.

Eleição no Senado

Ampliou a distância com vantagem ao candidato senador Rodrigo Pacheco (MG) na disputa à presidência do Senado. A senadora Simone Tebet (MS), segunda colocada na disputa, parece que não terá fôlego para ganhar o pleito.

Eleição na Câmara

A candidatura do deputado Baleia Rossi (SP), cujo principal rival é o deputado Arthur Lira (Progressistas-AL), teve uma desidratação com o anúncio de nove candidaturas na disputa à presidência da Casa.

Disputa

Em 1.º de fevereiro, os 513 deputados federais vão escolher o novo presidente da Câmara. Nesse dia, também estarão em jogo os cargos de vice-presidentes da Casa, de secretários e suplentes desses cargos. A apuração dos votos começa pelo cargo de presidente da Câmara. Para ser eleito em primeiro turno, o deputado precisa ter a maioria absoluta, isto é, 257 votos. Caso isso não ocorra, os dois mais votados disputam o segundo turno.

Candidatos de Blocos Partidários

Nesse bloco disputam Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP).

Quem é Arthur Lira?

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é apontado como o candidato do presidente da República, Jair Bolsonaro. E há uma razão para a escolha do presidente: Lira é líder do Centrão, o principal bloco de sustentação política de Bolsonaro na Casa.

Lira costuma ter uma atuação parlamentar bem ao estilo “aos amigos tudo, aos inimigos a lei”. Por isso é comparado constantemente ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ), condenado pela operação Lava Jato e que hoje cumpre prisão domiciliar.

Por sinal, Lira também enfrenta problemas com a Justiça: é alvo de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como pertencimento em associação criminosa, corrupção passiva e ativa.

Quem é Baleia Rossi?

Eleito presidente do MDB em 2020 e agora candidato do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara, o deputado Baleia Rossi estreou na política aos 20 anos, quando se elegeu vereador de Ribeirão Preto (SP), em 1992. Na campanha para o Legislativo municipal, o jovem teve o apoio do então deputado Ulysses Guimarães, símbolo do MDB, que presidiu a Assembleia Constituinte. O registro do encontro é a foto de perfil do WhatsApp de Baleia. Ulysses morreu em uma queda de helicóptero em outubro daquele ano, em Angra dos Reis (RJ).

Candidatos de Partidos

São dois os candidatos apresentados pelos respectivos partidos na disputa à Presidência da Câmara dos Deputados. A veterana deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) e o novato Marcel van Hattem (Novo-RS).

Candidatos avulsos

Cinco candidatos se lançaram à disputa, porém sem o aval do partido ou de um bloco partidário, são os chamados candidatos avulsos. Estão na disputa, os deputados: Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e General Peternelli (PSL-SP).

Segundo turno

Dependendo da quantidade de votos das nove candidaturas protocoladas para a disputa, é quase certa a realização de segundo turno na disputa pelo comando da Câmara dos Deputados, ao contrário do Senado Federal, onde tudo leva a crer, que a disputa será decidida no primeiro turno, tão larga é a vantagem do mineiro, candidato senador Rodrigo Pacheco, do Democratas.

Prazo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem até março deste ano para ingressar num partido político, se quiser disputar a eleição de 2022. Desde que desembarcou do PSL, partido pelo qual se elegeu, os planos de criação do partido dele, o Aliança, não vingou. Virou um partido de ficção.

Convite

Em encontro com Bolsonaro na semana passada, o deputado federal Paulo Bengtson, do PTB do Pará, em nome do presidente nacional da legenda, ex-deputado Roberto Jefferson, foi convidado a ingressar novamente nas fileiras da agremiação. Bolsonaro foi filiado ao PTB no período de 2003 a 2005. O presidente agradeceu o convite mas não disse sim nem não.
Toolkit de vacinas para Covid-19

Este colunista recomenda a visita do leitor ao COVID-19 Healthcare, hub da gigante editora Elsevier, para obter as informações mais recentes baseadas em evidências científicas comprovadas sobre como prevenir e tratar o novo coronavírus. O leitor pode optar em qual das três línguas quer ler o excepcional conteúdo. Talvez, o melhor disponível na internet.

Informações atualizadas

Você encontrará as informações mais recentes sobre medicamentos para vacinas aprovadas para uso em todo o mundo, incluindo a vacina BNT162b2, a vacina Moderna COVID-19 e a vacina AstraZeneca COVID-19, documentos de autorização de uso de emergência, bem como informações adicionais, incluindo educação do paciente.
A leitura é essencial a todos.

Bancada do Pará

A bancada paraense não teve nenhuma atividade na semana devido ao recesso parlamentar. Mas, deputados e senadores estão em atividades políticas. Uns organizando seus partidos com vista à eleição de 2022;  outros, atendendo a pedidos e demandas de suas bases eleitorais.

Efemérides

Sem efemérides neste final de semana, a próxima semana começa com a comemoração do “Dia do Carteiro”, na segunda-feira (25), seguido na terça-feira (26), pelo “Dia da Gula”, e na quarta-feira (27), comemora-se “O Dia do Chocolate”.

De volta na semana que vem

Aos milhares de leitores da Coluna, avisamos que estaremos de volta na próxima semana publicando direto de Brasília, as notícias que afetam a vida de todos os brasileiros, com as reportagens exclusivas aqui no Blog do Zé Dudu.

Como a vacina ainda não está disponível para todos, evite sair de casa. Se sair de casa use máscaras e use álcool gel nas mãos e não fique em lugares com aglomeração de pessoas, mesmo ao ar livre. Cuide de sua saúde e da sua família. Um ótimo final de semana a todos.

* Val-André Mutran É correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.

** Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Blog do Zé Dudu e é responsabilidade de seu titular.