Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Canaã fica 24 horas sem telefonia móvel no fim de semana das eleições

Vandalismo cometido por pessoas ainda não identificadas teria o objetivo de deixar a cidade sem comunicação a fim de evitar denúncias de crimes eleitorais

Por aproximadamente 24 horas os usuários da telefonia móvel em Canaã dos Carajás ficaram sem comunicação entre o sábado e o domingo últimos. O cabeamento das principais operadoras de telefonia do país, Vivo, Tim, Claro e Oi, foi cortado. O crime ocorreu por volta das 20h de sábado, 6,  vésperas da eleições. Imagens do circuito interno de segurança do local onde ficam as torres registraram o momento em que dois homens, ainda não identificados, subiram até o local, quebraram o cadeado de isolamento e em seguida cortaram intencionalmente o cabeamento das operadoras.

A policia esteve no local mas pouco pôde fazer, uma vez que era necessário um suporte técnico especializado para consertar todo o estrago. Segundo informações não confirmadas, o crime foi cometido com o único objetivo de evitar que denúncias de crimes eleitorais, via telefone, chegassem às autoridades policiais. E funcionou, pois apenas duas pessoas foram presas em flagrante pela prática irregular de boca de urna e compra de voto no último domingo (7), na cidade.

Somente no fim da tarde, assim que as votações foram encerradas foi que a Operadora Vivo, mesmo com o sinal oscilando, voltou a funcionar, as demais permaneceram fora de serviço. A previsão é de que, no máximo, em uma semana tudo volte ao normal.

Veja também:  Proposta que altera marco legal das telecomunicações é aprovada e vai a Plenário no Senado

Imagens de outras câmaras de segurança ainda serão analisadas pela polícia e podem ajudar a identificar os autores do vandalismo. Procurada, na tarde desta terça-feira (9), a assessoria de comunicação da Operadora Vivo se manifestou sobre o ocorrido.

Nota à Imprensa

A Vivo informa que, entre os dias 6 e 9 de outubro, alguns clientes da operadora no município de Canaã dos Carajás podem ter encontrado dificuldades para utilizar serviços de voz e dados devido a falha nos equipamentos de transmissão provocada por vandalismo. A Vivo mobilizou suas equipes que solucionaram a situação à 1h desta terça-feira, dia 9/10. A operadora ressalta ainda que todas as suas Estações Rádio Base (ERBs) estão em uso regular e seguem em total conformidade com as normas estabelecidas pelo setor de telecomunicações.

As assessorias de comunicação das demais operadoras não foram localizadas.

Deixe uma resposta