Câmara dos Deputados aprova PEC do Orçamento Impositivo em primeiro turno

Substitutivo do relator alterou trechos do texto que já foi avalizado pelo Senado

Continua depois da publicidade

Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (5), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 34/19, do Orçamento Impositivo para emendas de bancada. Foram 364 favoráveis e dois contrários. O texto ainda será votado em segundo turno. Antes, porém, os parlamentares votarão um destaque.

A PEC é de autoria do Senado, onde foi aprovada no início de abril. O texto tomou como base a PEC 2/2015, do deputado Hélio Leite (DEM-PA), que tornou as emendas de bancadas impositivas, até o limite de 1% da receita corrente líquida (RCL) da União, e que foi aprovada pela Câmara dos Deputados em março.

A PEC foi avalizada nesta manhã pela comissão especial formada para analisá-la. O substitutivo do relator, deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), alterou trechos do texto que já foi avalizado pelo Senado. Entre eles, excluiu do teto de despesas primárias da União as transferências a estados e municípios de parte dos valores arrecadados pela União com leilões de petróleo e a despesa decorrente da revisão do contrato de cessão onerosa com a Petrobras.

Para evitar que a PEC retorne para nova votação no Senado, há um acordo em andamento para desmembrar o texto e colocar esse trecho alterado em outra proposta. Isso porque PECs precisam ter  redação idêntica nas duas Casas antes de serem promulgadas.

Assim, os trechos sobre a repartição de recursos do pré-sal serão enviados para o Senado na forma de nova PEC.

As emendas parlamentares são recursos do Orçamento que o Congresso direciona para obras e benfeitorias nas cidades brasileiras. Em geral, os deputados e senadores direcionam esses recursos para suas regiões de origem. Hoje, as emendas individuais já são consideradas impositivas. O que a PEC faz é estender essa obrigação para as emendas das bancadas estaduais e do Distrito Federal.

Por Val-André Mutran –  Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília