Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Continua depois da publicidade

Helder Barbalho

Nesta quarta feira (2), às 11h, o governador Helder Barbalho visitará o município de São Geraldo do Araguaia, onde inaugurará obras para a melhoria na educação e infra-estrutura do município. Primeiro, o governador entrega oito quilômetros asfaltados da PA-477, que abrange a comunidade Vila Nova, zona rural do município. O trecho pavimentado representa um corredor importante de escoamento da produção agrícola na região de São Geraldo do Araguaia. Em seguida, será entregue a Escola Estadual de Ensino Médio “Lenilson Luiz Miranda”, que atende 362 estudantes, e passou por uma reforma geral a partir de um investimento de cerca de R$ 1 milhão.

HB em Canaã

Às 21h, o governador Helder Barbalho participará da 4ª Feira de Negócios de Canaã dos Carajás, programação que integra as comemorações de aniversário da cidade, que completa 25 anos. A Fenecan 2019 também integra a Apipará, considerado o maior evento de apicultura do Estado. A feira busca fortalecer e divulgar o pequeno e o grande empreendedor e movimenta um valor estimado em mais de R$ 4 milhões na economia local. Além do governador, também devem ir ao evento os secretários de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga; e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Iran Lima.

Faisal tem ligeira melhora

“Acabei de sair da visita. Ele está melhorando. Está lúcido e conversando, com alguns períodos de desorientação. Ainda dependente da hemodiálise. A programação é realizar os ajustes dos antibióticos e iniciar a dieta bela boca. Cada dia ele vai ficar melhor”. Faisal Filho, sobre a situação médica do ex-prefeito de Parauapebas Faisal Salmen, que segue internado em São Paulo.

Joaquim Barbosa

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa ajudou a defesa de executivos da Vale a obterem a absolvição de seus clientes na ação penal em que eram acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) em Minas por homicídios e crimes ambientais decorrentes da lama de Mariana. Barbosa, que hoje atua como advogado, foi chamado em 2017 pelo advogado David Rechulski, que defende oito executivos que representavam a Vale no conselho da Samarco, mineradora responsável pela barragem de Fundão, que se rompeu em 5 de novembro de 2015, provocando uma tsunami de rejeitos que soterraram o distrito de Bento Rodrigues, matando 19 pessoas.

Enquanto isso…

A 250ª vítima do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi encontrada no domingo (29). O corpo de Luciano de Almeida Rocha, que era técnico de operações da mineradora, foi encontrado inteiro após oito meses após o desastre. Com a localização do corpo de Luciano, o Corpo de Bombeiros ainda busca 20 pessoas que estão desaparecidas quando do rompimento da barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro deste ano.

Curionópolis

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Casamento Comunitário de Curionópolis. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoverá a união matrimonial simultânea de 150 casais em situação de vulnerabilidade econômica do município. Os casais serão beneficiados com as custas de todas as despesas da união e o cerimonial de casamento. Dois eventos serão realizados, um na sede do município, que atenderá 110 casais e um, em Serra Pelada, que atenderá 40 casais do distrito e zona rural. Para suprir a grande demanda, um segundo casamento comunitário já está previsto para ser realizado em maio de 2020.

Parauapebas

Especula-se em Parauapebas que o ex-prefeito Valmir Mariano e o pecuarista Marcelo Catalão estão em tratativas visando uma uma parceria para as eleições de 2020. Para alguns isso até bem pouco tempo era impossível de acontecer, mas, como em política nada é impossível… Junte-se a essa a história os fatos passados em outras eleições, onde MDB e PT, que se digladiaram por várias eleições, se juntaram em 2012 com Coutinho (PT) e Bel Mesquita )MDB).