Ampliação da ETE do Rio Verde garantirá tratamento de 30% do esgoto de Parauapebas

As obras deverão iniciar na próxima semana, com duração prevista de 18 meses
(Foto: Orion Lima)

Continua depois da publicidade

Com a assinatura da Ordem de Serviço (OS) para a execução das obras de revitalização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Verde, realizada nesta terça-feira (5), o saneamento ambiental em Parauapebas será significativamente fortalecido. As obras, que deverão começar na próxima semana, proporcionarão à ETE capacidade para receber e tratar eficazmente 30% do esgoto produzido na cidade.

A responsabilidade pela obra é do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). Com duração prevista de 18 meses, essa é a estrutura de esgotamento sanitário mais importante dentro do projeto Ilha do Coco. “Estamos entrando em uma fase crucial do Prosap, que é aguardada tanto por mim quanto pela comunidade: a implantação dos equipamentos para o tratamento de esgoto,” destaca Darci Lermen, prefeito de Parauapebas.

“A reconstrução da ETE do Rio Verde vai beneficiar mais de 90 mil habitantes e consolidar as políticas de atuação do Prosap. É uma grande satisfação para a equipe do programa ver que tudo o que foi planejado está sendo concretizado dentro do cronograma,” afirma Cleverland Araújo, coordenador de projetos especiais da prefeitura.

Na próxima quinta-feira (7), ocorrerá a reunião de partida para o início dos trabalhos. “Estamos mobilizando a obra com engenheiros, encarregados e já iniciando os preparativos de estrutura e equipamentos,” detalha Bruno Macedo, diretor de Engenharia da Infracon Engenharia, empresa responsável pela execução do contrato.

Quanto à execução da obra, inicialmente haverá um intenso movimento de máquinas e equipamentos para o esgotamento da lagoa, terraplanagem e movimento de terra. Posteriormente, será realizada a execução da estrutura, obras civis e montagem dos equipamentos para receber o esgoto a ser tratado.

“Em um primeiro momento, instalaremos essa nova Estação de Tratamento de Esgoto no Rio Verde. O mais importante é que removeremos as lagoas existentes nas ruas 19 e 10, no bairro União, e também no bairro Primavera. Estou muito satisfeito em assinar esta Ordem de Serviço, que marca o início de uma nova etapa do Prosap. Estamos praticamente concluindo a parte dos parques e macrodrenagem e, agora, avançaremos para o saneamento,” acrescenta Darci.

Por Karine Gomes/Ascom PMP