271 estudantes da UFPA colam grau sem cerimônia solene por causa da Covid-19

Formandos terão acesso ao atestado de conclusão de curso em formato digital. 174 estudantes são do interior do estado

Continua depois da publicidade

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, concedeu nesta quarta-feira, 21, o grau a 271 estudantes de 57 turmas, sendo 174 de campi/polos do interior do estado. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a colação de grau não terá a tradicional cerimônia solene.

Segundo a Reitoria, a medida é para garantir aos estudantes que concluíram o curso o acesso a um documento comprobatório para atuarem em suas áreas. Explicam que houve um esforço ainda maior da Coordenação do Curso de Enfermagem, com as atividades complementares e a flexibilização na apresentação dos trabalhos de conclusão de curso, permitindo que 29 novos enfermeiros pudessem ter condições de trabalhar no enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Pará. 

Com a outorga do grau por ato administrativo, os formandos terão acesso a um atestado de conclusão de curso, em formato digital. O atestado, emitido pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos da UFPA (SIPAC), poderá ser solicitado ao Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) por meio do sistema de atendimento Sagitta e estará disponível em um prazo máximo de 48 horas após a solicitação. O atestado também poderá ser obtido pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da UFPA (SIGAA), no prazo de trinta dias. Os atestados serão certificados digitalmente.

Os diplomas serão entregues após o retorno das atividades administrativas presenciais na UFPA, obedecendo às regulamentações vigentes para a emissão de diplomas no Sistema Federal de Ensino.