159 bilhões de toneladas de ferro no Tocantins

Continua depois da publicidade

No subsolo do Tocantins pode estar encoberta a maior jazida de minério de ferro do país ou mesmo das Américas.

A área se inicia no território de Palmas, na Serra do Carmo, e se estende pela região Sudeste, até Ponte Alta do Tocantins, abrangendo outros municípios, como Aparecida do Rio Negro, Monte do Carmo e Santa Tereza do Tocantins. É uma jazida com aproximadamente 135 km de extensão por 40 km de largura, somando uma área total de 6 mil km². É estimada uma riqueza de aproximadamente 159 bilhões de toneladas do minério.

A empresa mineradora São Bernardo Recursos Minerais, detentora da jazida de ferro, investiu seis anos em pesquisa e havia paralisado os investimentos em pesquisa no ano passado em virtude da crise econômica mundial. Em reunião acontecida em São Paulo, no sábado (13), entre o governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB) e Tibério César Menezes Ferreira, um dos sócios diretores da empresa São Bernardo Recursos Minerais, ficou acertada a retomada dos investimentos no Estado. Pelos números já apontados, a mina supera, em muito, o tamanho da jazida de minério de ferro da Serra de Carajás, em Parauapebas.

19 comentários em “159 bilhões de toneladas de ferro no Tocantins

  1. Luiz Responder

    Sr Tibério é um bom homem sim! Amigo de meu pai, me viu crescer!O sr lutou muitos anos, acreditou e merece ser recompensado!Gostaria muito de retomar o contato com o Sr!Abraços! Se alguém souber do contato da empresa, por favor me informe.

  2. Luiz Geraldo Macedo Responder

    Se as reservas de minério de ferro do Estado do Tocantins forem verdadeiras tornam-se um grande negócio para as exportações brasileiras
    ég´cio para o Brasil devido à proximidade do Tocantins com o Canal do Panamá.

  3. douglas de brito Responder

    a tempos que escuto essa conversa ;desde 91 se nâo me engano,será que se existisse tal riqueza já nâo teriam cavado tudo lá;pois conhecemos bem o ser humano e se tratando de tal riqueza,a negada cai matando ,até secar a fonte,só nâo acabaram com o ouro da serra pelada por quê inundou e se tornaria muito caro a ponto de compenssar tal investimento lá,drenando toda a agua .só expeculaçâo!

  4. Irmão Maravilha Responder

    Olha aqui em Palmas, cresceu 25% nos últimos 4 anos, imagine daqui uns 10 anos, vai se tornar uma grande capital, moro aqui desde 1.994, quase no inicio, não posso me reclamar, tenho uma casa boa, acabei de criar minha família aqui, é um dos lugares que agente respira ar puro, temos muita matas auxiliar, muito verde e muita água, a marginalidade é quase zero, poucos homicídios, é um lugar perfeito para morar, bom na verdade estou gavando meu estado, um abraço, sou tocantinense de corpo e alma.

  5. João da verdade Responder

    SÓ QUERO FALAR PARA O PESSOAL QUE O NOSSO ESTADO SÓ TEM 23 ANOS E A CAPITAL 22, DAQUI MAIS UNS 10 ANOS ISSO AQUI ESTÁ UM PROGRESSO, COM A VINDA DA CVRD, OS NOSSO IMOEIS VÃO FICAR MAIS VALORIZADOS, E QUE NÃO APOSTOU AQUI, JÁ SE ARREPENDEU. AGORA O NOSSO GOVERNADOR É JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS.

  6. Minerar é arte. Responder

    Sou otimista em relação ao crescimento do Tocantins, e tenho certeza que a mineração terá grande percentual no desenvolvimento do Estado. Em um congresso que estive no segundo semestre do ano passado, uma palestra foi apresentada por Sr. Tibério, e sinceramente notei certo exagero nas palavras do mesmo em relação à jazida de ferro da Serra do Carmo. Que há o minério na região não há dúvidas, tanto que se encontra amostras com baixos teores em afloramentos na serra. Entretanto, dizer que supera Carajás eu considero precipitação além da conta, até pela geologia da regional. O minério de fato apresenta baixo teor, mas se for friável (de fácil britagem e moagem) talvez facilite o processamento, não ficando tão oneroso. Quanto a compra do projeto pela Vale, não seria bom para o Tocantins por agora, pois acredito que no momento a empresa está focada em outros projetos, o que levaria a trabalhos moderados, não alavacando nenhum crescimento considerável, apenas asseguraria o direito minerário e a detenção de mais uma jazida no país, assim como várias que possui em outros estados. Mas é complicado tirar conclusões sobre o assunto, pois as informações disponibilizadas são poucas e às vezes desencontradas. Mas estamos na expectativa de sucesso.

  7. Roniscley ml Responder

    Sou tocantinese com muito orgulho, andam dizendo que essa jazida de minerio de ferro, aqui no tocantins é mentira, isso é intriga da oposição, é que muitos que morram mais para a regiao sudeste,sul e centro oeste, pensam que somente por-la é que existe essas coisas e que um estado tam jovem como o nosso, existem pessoas leigas, e que essa região nao tem futoro algum, quero dizer que nosso estado não um estado do futuro e sim um estado do presente e o presente se constroi agora!!! Sou muito feliz em dizer que sou Tocantinese.

  8. João da verdade Responder

    Olha quem viver verá, como o minerio da serra do carmo é veridico,ao redor de palmas-to. quem não investiu aqui vai se arrepender, a coisa que o pessoal de fora torce é que a região norte nada dá certo. Mas com fé em Deus, as coisas aqui em Palmas está mudando pra melhor, por exemplo, recetimente foi instalados 3 grandes atacadistas aqui, sem falar no shoping center, um grande atacadista, do grupo pão de açucar, esse pessoal não são bobo de investir em lugar na cega, quem é que tem dinheiro para investir em lugar que não tem futuro, e olha a nossa capital só tem 21 anos, quem fala mal daqui tem dor de corno.

  9. nosde Responder

    ola pessoa, eu acredito muito no desenvolvimento do tocantins, esta descorberta se una grande oportudinade para todos que mora aqui no tocantins.

    • thiana abreu Responder

      ola!! fico feliz que vc acredita no desenvolvimento do estado do tocantins. sou de tocantins tbm, mais atualmente moro em BH-MG.olha a são bernardo tem orgulho de saber que muitos de vcs acredita nesse projeto. falo isso porque conheço o trabalho de todos os sócios da são bernardo,a qual meu marido faz parte,juntamente com o almirante sr; tiberio. peço a todos que continui acreditando,porque É uma jazida com aproximadamente 135 km de extensão por 40 km de largura, somando uma área total de 6 mil km². a muitos trabalhos de pesquisas sendo feito. para assim dar inicio aos trabalhos da grande mineradora. obg. thiana abreu.

  10. sem nome Responder

    olha o pessoal que torce contra o desenvolvimento do tocantins tem uma boa razão de falar que são bernardo está com lero, mas eu tenho uma certesa que essa jazida é de verdade, nós moradores daqui do estado do tocantins, estamos muito contente, porquer isso for verdade, estamos todos em uma boa

  11. teixeira Responder

    se falam desta quantidade de minério tem quer deixar explora mesmo para dar emprego para a população o povo da cidade precisa trabalhar para que não precise sair do seu lugar de origem assim como eu vivo no mundo trabalhando fora de onde eu moro e deixando a minha familia par trabalhar porque ia não tem emprego.

  12. fabio Responder

    Ai minha gente e só sair uma noticia boa que tem um monte de urubu para agora in felizmente ainda tem gente assim fala sem saber do que esta falando se não tem o que falar e melhor não falar tem um ditado popular quem fala demais da Bon dia a cavalo

  13. alguem Responder

    Mesmo com os seis anos de investimento, a São Bernardo não deu conta de detectar minerio de ferro primario em em grande volume!!! realmente a área de coluvio pode ter 6 mil kilometro quadrado, mais o minerio tem muitos problemas e dois deles são o baixo teor e contaminante(Ti) alto, a São Bernardo está a merce da tecnologia de beneficiamento de minerios, eu acho que esté minerio so vai ser lavraveu lá pelo ano de 2100 no minimo, sorte empreendedores quem sabe seus netos não lavrem este “ainda” deposito de ferro !!!

  14. Junior Responder

    Pessoal isso tem um nome chama-se LOBBY e o seu Tibério trata-se de um LOBISTA, divulgando informaçoes duvidosas para seus aliados ganharem milhoes e milhoes de dólares, aquecer o mercado, fazer aquela bagunça e depois sumir….
    sejamos inteligentes….a verdade é que nao existe ferro nessa quantidade no subsolo do Tocantins.

  15. ANONIMO Responder

    Espero que Vale nao compre os direitos dessa jazida. Pelo simples motivo: monopólio. Assim, nao ficaremos atrelados ao que ela chama de “diversificaçao dos seus negócios”. O que é muito ruim para os trabalhadores que nao conseguem negociar sequer seu salário. Em tempos, parabéns pelo novo layout do site.

Deixe seu comentário

Posts relacionados