Programa Municípios Verdes lança base local na cidade de Marabá

Continua depois da publicidade

PMVAté quinta-feira (28), uma caravana formada por técnicos que fazem parte da equipe do Programa Municípios Verdes (PMV) irá concluir o lançamento das Bases Locais do programa em oito municípios do estado: Marabá, Dom Eliseu, Redenção, Tailândia, Santarém, Itaituba, Altamira e Almeirim.

Em Marabá, o lançamento da Base Local ocorreu nesta terça-feira (26), assim como na cidade de Dom Eliseu. A Base Local Marabá atenderá os municípios de Itupiranga, Bom Jesus do Tocantins e Novo Repartimento. O PMV visa apoiar o combate ao desmatamento e à degradação florestal no Pará, por meio da consolidação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do fortalecimento da gestão ambiental municipal.

O acompanhamento nos polos – os quais vão atender 44 municípios das regiões sudeste, sudoeste, nordeste e oeste do Pará – será feito in loco por técnicos de uma empresa contratada para contribuir com ações de mobilização para a realização de pactos locais, para o monitoramento e controle do desmatamento e implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas localidades.

Participam do evento de lançamento secretários municipais de meio Ambiente e de Agricultura, Sindicatos de Produtores Rurais; Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará); Prestadores de Serviço de ATER/ATES públicos e privados; Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária); universidades (cursos de graduação, pós-graduação e extensão envolvidos), Faepa (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Organizações não Governamentais (ONG’s) e demais atores das governanças locais.

O evento de lançamento nos municípios visa apresentar aos representantes do governo municipal, sociedade civil organizada e produtores rurais, a Base Local e suas atribuições. Além disso, o encontro busca fortalecer o vínculo entre estes atores e conscientizá-los sobre a importância de um trabalho conjunto para a redução do desmatamento ilegal.

Canaã dos Carajás

Em outubro do ano passado, durante a 19ª Reunião do Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes, quatro novos municípios passaram a integrar a lista do PMV, entre eles, a cidade de Canaã dos Carajás. A certificação chegou após o cumprimento de sete metas estabelecidas pelo projeto, executado em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com o objetivo de combater o desmatamento e fortalecer a produção rural sustentável, através de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário.

Na época, o gestor de Meio Ambiente de Canaã dos Carajás, Reginaldo Ferreira, listou alguns dos avanços do município nos últimos anos. “Nós nos propusemos também a verificar todos os focos de desmatamento e, nos últimos três anos, não recebemos denúncias nem boletim de desmatamento no município. Não estamos na lista dos municípios embargados pelo Ministério do Meio Ambiente e atingimos 84% das áreas cadastráveis inscritas no CAR”, disse.