Mais de 800 pessoas desabrigadas pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas

Continua depois da publicidade

Por Cildo Rodrigues – correspondente do Blog em Marabá

Como acontece em praticamente todo início de ano, mais uma vez a cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas, em Marabá, obriga centenas de famílias a abandonarem seus lares e saírem em busca de abrigo até as águas baixarem novamente. Até hoje, sexta-feira, dia 7, a Defesa Civil Municipal já contabiliza mais de 800 pessoas fora de suas casas.

Abrigo 2Segundo Márcio Costa, coordenador da Defesa Civil em Marabá, o nível do rio já estava em 11,18 metros na manhã desta quinta-feira (6). “Até o momento já são 161 famílias atingidas, com uma média de 4 pessoas por família”, conta.

Márcio explica ainda que o nível do rio Tocantins vem subindo numa média de 15 a 20 centímetros por dia e, caso alcance a marca de 12 metros acima do nível normal, o prefeito João Salame deverá decretar Situação de Emergência, acionando a Defesa Civil Estadual, que também passa a apoiar as ações do município.

Do número de famílias atingidas, 50 foram direcionadas para o abrigo na entrada da Marabá Pioneira, 38 para o abrigo na Folha 16, 12 famílias estão no abrigo da Associação de Moradores da Santa Rosa e outras 49 estão na casa de amigos ou parentes.

A prefeitura dispõe de dois abrigos oficiais, um na entrada da Velha Marabá e o outro ao lado do ginásio poliesportivo “Renato Veloso”, na Folha 16. “Mas com o aumento da demanda a cada dia, já vimos a necessidade e estamos construindo mais uma etapa do abrigo na Folha 16 para receber mais famílias”, explica Costa.

Abrigo 1

A Defesa Civil contratou caminhões que estão sendo usados para remanejar os moradores que vivem nas áreas mais baixas e, portanto, vulneráveis às enchentes dos dois rios.

No abrigo da Marabá Pioneira, as famílias convivem com lama e as crianças acabam improvisando brincadeiras, como guerra com bolas de barro molhado. “A gente se diverte aqui é desse jeito. Não dá para jogar bola (futebol)”, explica o pequeno Gilberto Lima, de 10 anos de idade.

No abrigo da Folha 16, muitas crianças estão sem ir à escola por falta de transporte. Elas estudam na Marabá Pioneira e a grande distância e a falta de recursos dos pais as impedem de tomar ônibus. A Secretaria Municipal de Educação informou que está providenciando veículos para transportar os estudantes que estão em abrigos e residindo longe de suas escolas.