Leitor questiona vestibular da UNISA Digital em Parauapebas

Um leitor do blog, que solicitou anonimato, afirma, através de e-mail, que há algo de muito estranho nos procedimentos utilizados pela empresa UNISA Digital – Universidade Santo Amaro, pólo Parauapebas, que funciona na Rua Santarém, 824, bairro  Maranhão, no antigo prédio do Colégio Amazon e oferece educação na modalidade a distância, tendo como propósito o oferecimento de cursos e programas por meio da internet, de satélite, de material impresso e de outros recursos midiáticos.

O leitor alega ter feito vestibular para o curso de engenharia de produção naquela instituição de ensino no último dia 20 e que teria sido informado que haveriam 100 vagas disponíveis, 50 candidatos para as quartas-feiras e 50 para o sábado. Ele teria se classificado entre os 100 mas, quando foi providenciar a sua matrícula, teria recebido a informação de que só haviam 50 vagas disponíveis e que na próxima semana haverá outro vestibular, onde mais 400 vagas serão ofertadas para o curso de engenharia de produção.

O leitor questiona, se diz surpreso, e quer saber se é possível que a instituição vai realizar novo vestibular no prazo de uma semana, sem que 50% dos aprovados no último vestibular ainda não conseguiram se matricular.

Segundo  o leitor, a empresa está apenas querendo ganhar dinheiro com as matrículas desse duvidoso vestibular, e afirma ainda que, no edital fornecido, não há explicito do número de vagas ofertadas, o que contraria a Lei.

O Blogger tentou contato com a direção da UNISA Digital em Parauapebas através dos telefones 3346-28-18 e 3346-02-99, para ouvir a versão da instituição sobre o assunto, mas não obteve êxito. Assim, desde já coloca o espaço à disposição, caso a UNISA se ache  preterida do seu direito de defesa.

[ad code=2 align=center]

18 Responses to Leitor questiona vestibular da UNISA Digital em Parauapebas

  1. Pebinha disse:

    Caro leitor,

    Os vestibulares para essas instituições são formalidades para a matricula. Enquanto tiver aluno terá vaga. Tenho dúvidas se as provas são corrigidas realmente. Como contam piadistas, não se pode perder a identidade na frente do prédio da entidade, que você aparece na lista de aprovados. O material é bom, a tecnologia também, mas a administração só pensa em lucro. Por isso antes de entrar nessa, pense em outras soluções e pense também se realmente está preparado para um curso a distância, pois pode não parecer, mas é mais díficil, pois depende muito mais do empenho do aluno, a não ser que o interesse seja um diploma de nível superior, diploma esse que terá várias barreiras no mercado atual, até mesmo para trabalhar em instituições de ensino a distância.

  2. JECA disse:

    Pebinha está esquivocado. A Universidade de Santo Amaro – UNISA, como todas as outras instituições à distância do Brasil oferecem uma quantidade x de vagas deficidas pelo Ministério da Educação – MEC, para todo o Brasil, em quanto não prencher essa quantidade x a instituição pode ofertar novos vestibulares, concordo com você que para estudar um curso à distância tem que ter muita disposição e interesse, vai do aluno sair um bom profissional ou apenas com o diploma de nivel superior. No caso do nosso amigo leitor, se a UNISA divulgou 100 vagas ela tem obrigação de acolher os 100 e o prazo de 1 semana é pouco pra ela executar um novo vestibular.

  3. anonimo disse:

    A proliferação de faculdades de competência duvidosa é consequência de políticas públicas equivocadas,que primam pelo bacharelismo, em detrimento da opção pelo ensino fundamental e médio de qualidade.
    Para se prestar concursos públicos,quase sempre se é exigido o diploma de curso superior,ainda que o referido diploma tenha sido obtido numa dessas faculdades “tabajara”, onde a maior “qualificação”que se exige do aluno é um contracheque que proporcione o pagamentlo das mensalidades.
    Tal qual a medicina, a educaçào no brasil não é exercida por educadores, mas por empresários.
    Para esses,o paciente ou o aluno é mercadoria da qual precisam obter o lucro.E só!

  4. DANI disse:

    MEUS CAROS COLEGAS LEITORES, FALAR DE TAL UNIVERCIDADE E PERCA DE TEMPO.
    JÁ QUE VC QUER FAZER UM CURSO SUPERIOR, FAÇA UNAMA, ESSA SIM, E RESPEITADA E SÉRIE.

  5. algo semelhante aconteceu comigo ..eu fui me inscrever no inicio do ano. só que nao tinha conseguido pela internet ..porém tava no prazo ainda ..me dirigi ate a faculdade ao chegar lá fui informado que nao havia vagas.. daew não entendi isso se nem vestibular tinha sido feito ainda.. PODE ISSO

  6. francisca disse:

    Acho que não é bem assim dizer que que o que importa é o contra cheque, discordo, pois meu filho ja foi reprovado por duais vezes no vestibular de engenharia de producão enqunto que o outro foi aprvado na primeira prova. outra coisa quer dizer que em curso presencial o aluno não precisa se dedicar? quero dizer tambem que fazer uma Unama nem sempre é como se imagina pois tenho uma visinha que tem mais de ano que concluiu o curso de gestão empresarial e até hoje esta desempregada e é jovem, Aconselho os jovens a não desistirem, mesmo que tenha dificuldades contiuem estudando fazendo um bom cursinho e tentar sempre .

  7. Francisca.
    Se vc quizer que seu filho passe em uma universidade de verdade (Federal), incetive ele a estudar (muito), pois concordo com todos, as universidades a distância é para quem quer um diploma de nível superior, e eu falo por mim mesmo que fiz um curso da UNAMA. Se você quizer ser um bom profissional para disputar uma vaga no mercado nacional, não adianta tem que ser universidade federal.

    • Eu sou Paraense disse:

      Esse comentario e muito sem noção, pois eu trabalho numa das maiores mineradoras do mundo e não precisei fazer federal.
      Outra quem faz valer os conhecimentos adiquiridos são o propio aluno, o que adianta ficar 5 anos fazendo faculdade passando nescessidade sendo bancando pelos pais e depois de tudo ficar atraz de um balcão de shoping.

  8. adma disse:

    Para Sou brasileiro…
    “Se vc quizer que seu filho passe em uma universidade de verdade (Federal), incetive ele a estudar (muito), pois concordo com todos, as universidades a distância é para quem quer um diploma de nível superior, e eu falo por mim mesmo que fiz um curso da UNAMA. Se você quizer ser um bom profissional para disputar uma vaga no mercado nacional, não adianta tem que ser universidade federal.”
    Hum..
    quer dizer que quem faz ou fez uma universidade particular é menos do que quem faz uma federal??
    Pois saiba vc que as federais vivem em greve; a precariedade de oportunidades é par todos;
    vc está sendo preconceituoso, pois conheço varias pessoas que fizeram federal e não são tão bons profissionais ou até deixaram sua área por não ter mercado de trabalho.
    vc não conhece a sorte? ou o Q.I (quem indique)? ou a peixada?
    também conheço um monte de gente que nem tem o ensino médio completo que trabalha no governo e ainda vem no contra-cheque escrito “adicional de ensino superior”!
    Ninguém deixa de ser menos por estudar em uma universidade particular.
    Que mundo vc vive?
    Até parece que isso aqui não é Belém-Pará-Brasil.

  9. Thiago disse:

    Eu acho que as faculdades particulares tem mais qualidade do que as públicas, pois tem muito mais estrutura para oferecer certos cursos do que as faculdades federais, a faculdade federal só tem tanto peso por ter muita gente sem oportunidade de estudar em uma particular e opita pela federal fazendo com que se torne muito concorrido o vestibular, a UFPA em Belém é exemplo disso, tem um vestibular muito concorrido porém não tem tanta qualidade nos cursos que oferece.

  10. my eggs disse:

    Caros amigos,
    para se concorrer a vagas em determinadas empresas ou entidades pulblicas, não devemos analizar universidades pulblicas ou particulares, devemos estar preparado para as oportunidades que surgirem, que são duas coisas que devem andar em conjunto.
    Pode mandar o que quiser seja de qual for o profissional e onde estudou, pois na minha área eu domino e poderei ser o seu pior pesadelo nos concursos pulblicos, que onde pode se devenvolver a melhor carreira proficional hoje em dia.
    um grande abraço.

  11. my eggs disse:

    Caros amigos,
    para se concorrer a vagas em determinadas empresas ou entidades pulblicas, não devemos analizar universidades pulblicas ou particulares, devemos estar preparado para as oportunidades que surgirem, que são duas coisas que devem andar em conjunto.
    Pode mandar o que quiser seja de qual for o profissional e onde estudou, pois na minha área eu domino e poderei ser o seu pior pesadelo nos concursos pulblicos, que onde pode se devenvolver a melhor carreira profissional hoje em dia.
    um grande abraço.

  12. sousas disse:

    na verdade , nao existe essa de melhor faculdade , existe sim!… “O melhor aluno ” aquele que se dedica , estuda , corre atraz. Faculdade é apenas uma porta entre vc eo mundo lá fora…. Dedique se …. seja safo , estude…. vc faz a diferença. e nao a faculdade… Essa discução so lembra o quanto existe pessoas fracas, medrosas , preguiçosas, que em vez de estudar e se sair bem em um vestibular , fica , se lamentando….. “Ou acordem o mundo esta ae , as oportunidades estao ae … N importa onde vc vai estudar , UNISA, UNAMA, UFPA… Oque importa e vc , vc é que escolhe oque vc realmente quer pra sua vida.. Abraço a todos…. boa sorte”!!!!

  13. Novaes Filho disse:

    Falo a todos os caros comentadores desta edição, enquanto nos ficamos comentando qual universidade e melhor ou pior o poder publico esta brincando com o furo de nossos filho, claro que eles com facilidade mandam os seu para fora do estado, para uma melhor formação. Nos pra proporcionarmos um futuro melhor para nossa família temos que nus submeter ao resto da lavagem dos porcos, e isso meus amigos, que é a educação em Parauapebas, temos que nus unir, mesmo pela net temos que exigir nossos direitos de cidadão, e o dos nossos filhos, temos que esta ciente que não e algo que fazem por favor, mais sim por obrigação. Estou disposto a comprar uma boa briga. Minha filha daqui a 2 anos esta na universidade e não quero ficar longe dela. novaes.filho@hotmail.com

  14. É engraçado como a mentalidade do povo é pobre em cultura… vestibular nunca foi sinônimo de inteligência! Começando pelo fato de que em países desenvolvidos, o tal bicho de sete cabeças (vestibular), nem ocorre. A exemplo da Suiça (considerado o melhor país para se viver), lá não existe esse abismo. Pelo contrário, aos oito anos as crianças já são bilingues, e aos 17 já estão na faculdade. Na verdade, o vestibular no Brasil é um atestado de culpa do governo, onde quase não se há investimentos dedicados à educação, o que acarreta ainda mais a insuficiência de vagas nas faculdades para o contingente populacional que as procura. Portanto, não se iludam achando que quem faz federal é mais inteligente que quem faz particular, ou vice-versa. O que faz da particular mais estruturada que a pública, é o investimento, e o que torna a federal mais renomada que a particular é a procura.

  15. verdadeiro disse:

    A coisa mais que temos mais facilidade de fazer é falar daquilo que desconhecemos e que na maioria das vezes falamos mal, porque somos ignorantes nos assunto e não procuramos nos informar, aconselho que antes de desistimular aqueles que só teriam esta forma de estudar, pessoas conheçam á instituição, não de passar na porta nem de ouvir falar, mas de realmente conhecer!!!

  16. rozi disse:


    sousas:

    na verdade , nao existe essa de melhor faculdade , existe sim!… “O melhor aluno ” aquele que se dedica , estuda , corre atraz. Faculdade é apenas uma porta entre vc eo mundo lá fora…. Dedique se …. seja safo , estude…. vc faz a diferença. e nao a faculdade… Essa discução so lembra o quanto existe pessoas fracas, medrosas , preguiçosas, que em vez de estudar e se sair bem em um vestibular , fica , se lamentando….. “Ou acordem o mundo esta ae , as oportunidades estao ae … N importa onde vc vai estudar , UNISA, UNAMA, UFPA… Oque importa e vc , vc é que escolhe oque vc realmente quer pra sua vida.. Abraço a todos…. boa sorte”!!!!

  17. rozi disse:

    taí gostei de vc, falou pouco mais falou bonito….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>