Carajás inova na calibragem de pneus de caminhões

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A Vale, em Carajás, adotou um novo modelo para calibragem de pneus de caminhões pesados, baseado no sistema de pit stop e que utiliza elementos de automação, além de otimização dos acessórios no layout. A inovação foi integralmente desenvolvida pelas equipes de Carajás e não existe em outras empresas que utilizam os mesmos modelos de equipamentos de mina, segundo nota publicada, hoje (17), pela mineradora.

Caminhões fora de estrada em CarajásA calibragem de pneus de caminhões ficou mais rápida e segura em Carajás. Até pouco tempo, os pneus dos caminhões fora de estrada eram calibrados individualmente após o processo de abastecimento nos postos, o que levava cerca de 1 hora e 15 minutos no total. Esse tempo caiu, atualmente, para 18 minutos, com a adoção de um novo conceito para calibragem, baseado no sistema de pit stop e que utiliza automação, além de otimização dos acessórios no layout.

A inovação foi integralmente desenvolvida pelas equipes de Carajás e não existe em outras empresas que utilizam os mesmos modelos de equipamentos de mina.

Implementado em 90 dias, o projeto da Unidade Móvel de Calibragem (UMC) já mostra resultados expressivos em produtividade. O equipamento calibra os seis pneus dos caminhões simultaneamente, através de seis injetoras, ligadas a um painel de comando no qual são inseridos os valores de pressão desejados – como se fosse um equipamento de calibragem normal em um posto de combustível. Mais do que isso, o ajuste das pressões é feito por meio de cálculos que ponderam qual pressão é a mais adequada, considerando a temperatura interna do pneu. O indicador é acompanhado via telemetria, pelo Sistema de Monitoramento Remoto de Pneus.