TJ-PA: Certidões de antecedentes criminais passam a ser emitidas via internet a partir de hoje (31)

Nova facilidade aos usuários evita a presença nos Fóruns Cível e Criminal e permite a obtenção do documento onde quer que estejam e disponham de computador

A partir dessa segunda-feira, 31, o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) passa a oferecer o serviço de emissão de certidões também de antecedentes criminais via internet, superando, assim, uma dificuldade operacional que vinha resultando em filas diárias e aumento da estrutura física e de equipamentos para atendimento no espaço a isso reservado no prédio do Fórum Cível. O documento relativo ao civil já vinha sendo acessada virtualmente. 

Com o nova facilidade tecnológica, os usuários poderão emitir a certidão de qualquer lugar e hora, economizando tempo e gastos com deslocamento. Com a certidão online, as filas para obter o documento devem reduzir em até 70%, pois de restringirão somente a quem não dispuser da internet, situação em que terá de ir pessoalmente ao Fórum para solicitá-la, conforme esclarece o secretário de Informática do TJPA, Fábio Cezar Salame da Silva.

A emissão poderá ser feita pelo próprio site do Tribunal (www.tjpa.jus.br), no banner “Certidão”. O sistema, criado pela Secretaria de Informática do TJPA, permite ao usuário emitir a certidão, informando seu nome completo, um número de identificação civil (RG ou CPF) e a filiação. Apenas no caso de homônimos sem o registro de identificação civil, a emissão deverá ser feita pelo Fórum Criminal da cidade do cidadão. O próprio sistema, que cobre todas as comarcas do Estado do Pará (tanto para aquelas que operam no Libra quanto no SAP XXI), informará ao usuário sobre essa necessidade.

A demanda pelas certidões chega, em média, a 300 por dia, necessárias para habilitação a concursos e outras finalidades em que passaram a ser exigidas. Antes da operação desse novo sistema, pelo TJPA, o usuário esperava 48 horas para receber o documento. Com a emissão online, o documento será fornecido na hora, no domicílio do usuário ou, conforme o caso, diretamente no Fórum Criminal, a exemplo do que já é feito no Fórum Civil.

Com mais essa ação, o desembargador Rômulo Ferreira Nunes encerra sua gestão do biênio 2009/2010, marcada pela expansão do Projudi (Justiça Sem Papel) para todos os juizados cíveis administrados pelo TJPA e pela implementação do Libra (Sistema de Gestão de Processos Judiciais) na capital e em várias comarcas do interior. As ações cumprem meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estabelece a unificação das tabelas processuais.

Texto: Vanessa Vieira

[ad code=5 align=center]

11 Responses to TJ-PA: Certidões de antecedentes criminais passam a ser emitidas via internet a partir de hoje (31)

  1. Senhor, detectei que a emissão de certidão não funciona 100%. Não é confiável, pois posso colocar meus dados, nome e filiação e outro cpf de outra pessoa que sai normalmente a certidão negativa dizendo que nada consta. Como pode? Podemos confiar?

  2. joao disse:

    o q importa é o cpf

  3. ANTECEDENTE CRIMINAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARA

  4. Edson disse:

    qual endereço para retirar certidao negativa civil, do estado do Pará???


  5. Edson:

    qual endereço para retirar certidao negativa civil, do estado do Pará???

  6. Varios casos denúcias por ai a fora e muitos prefeitos de saia justa e ate presos, qual a blindagem usada por Darci Lermem?

  7. wilma milhomem fontes disse:

    quero saber quantos anos foi condenado o josé max machado dos santos

  8. kissila machado disse:

    qual endereço para retirar certidao negativa civil, do estado do Pará? obrigada

  9. não consigo emitir o meu nada consta pela internet, qual o motivo so diz procure o forum mais perto de vc,moro em bom jesus do tocantins e o forum da justiça militar do estado do pará fica a 500 km de minha cidade,como vou penar ate chegar em Belem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>