Pneus velhos estão sendo usados pela prefeitura de Parauapebas para decorar praças. Mas como fica o combate ao Aedes aegypti ?

Continua depois da publicidade

O país vive uma guerra contra o mosquito Aedes aegypti, nomenclatura taxonômica para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito-da-dengue ou pernilongo-rajado. Nos últimos dias descobriu-se que o mosquito é o responsável pela transmissão do vírus zika, que está sendo relacionado à microcefalia.

No último dia 19 de novembro comemorou-se o Dia Nacional de Combate a Dengue. Parece mais uma ironia, pois, nada há para se comemorar nessa data. Assistimos um alastramento de doenças que no passado foram erradicadas e um descaso absoluto com o combate à dengue.

20151201_111742 (1)

Na contramão do combate ao mosquito, que basicamente se faz eliminando os pontos onde seus ovos podem eclodir, o município de Parauapebas tem usado pneus velhos para decorar uma de suas praças, conforme mostra a foto tirada hoje por este Blogueiro na rotatória próxima à prefeitura.

20151201_111749 (1)

Comenta-se que a prefeitura prepara uma grande movimentação no sentido de melhorar o saneamento a e limpeza urbana do município, melhorando a coleta e a destinação adequada de resíduos sólidos. para tentar combater a proliferação do mosquito transmissor.

Seria ótimo se os órgãos envolvidos nessa empreitada começassem pela retirada desses pneus velhos, que como é sabido pode reter água, o que provocaria a proliferação do mosquito e consequentemente das doenças por ele transmitidas.  

Atualização:

Em relação à decoração de pneus nas Praças, a Prefeitura esclarece;

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) está com um projeto piloto de decoração de pneus em volta de algumas plantas, mas o processo de colocação do material envolve técnicas que não permite acúmulo de água, pois a borda do pneu é cortada e colocada adubo. Até agora, apenas a rotatória da Prefeitura está recebendo a decoração.

A Secretaria de Saúde, por meio dos agentes de endemias, realiza vistoria nas Praças e nenhum tipo de problemas foi identificado em relação a pneus. No próximo dia 7 de dezembro, a Semsa inicia a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypt.

1 comentário em “Pneus velhos estão sendo usados pela prefeitura de Parauapebas para decorar praças. Mas como fica o combate ao Aedes aegypti ?

  1. Anônimo Responder

    os pneus estão sendo usados como vaso, estão cheios de terra, portanto não acumula água, não tendo como proliferar a dengue.

Deixe seu comentário

Posts relacionados