Dia das Crianças para o comércio varejista: mais pessoas gastando menos

Continua depois da publicidade

Rua do Comércio - Arquivo Conecta CarajásMesmo com expectativa negativa divulgada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o comércio de Parauapebas foi muito movimentado no Dia das Crianças, uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo.

Só na segunda-feira,12, quase 21 mil pessoas estavam no shopping da cidade no horário de pico, por exemplo. Do início do mês até o Dia das Crianças foram 128 mil visitas, muito mais que as 90 mil registradas no mesmo período do ano passado.

Mas, para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas, Marksan Gomes, o movimento não significa, necessariamente, aumento de vendas. “O comércio estava movimentado, mas em comparação com os outros anos, as pessoas estão gastando menos”, disse. “A pessoa que comprava um presente de R$ 200,00 vai comprar um de R$ 100,00. Talvez o volume de pessoas na rua foi superior ao do ano passado. Não é porque deixou de vender, mas a questão é de valores”, destacou Marksan.

Os dados sobre as vendas do comércio varejista ainda não foram consolidados, mas o presidente da CDL estima que elas tenham caído de 10 a 15% com relação ao ano passado. O levantamento nacional da CNDL e SPC Brasil mostrou que 41,2% dos consumidores pretendiam gastar menos com presentes no Dia das Crianças com relação a 2014.