SAMU: acidentes são a maioria dos motivos de chamadas em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Dados fornecidos pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – em Parauapebas, que está em atividade desde o início do ano no município, mostram que o número de acidentes com vítimas são cada dia mais preocupantes. Em conversa com o Blog, nesta quarta-feira, 7, o diretor do órgão, Manoel Ilson Pereira Carvalho, apresentou relatórios de atendimentos que confirmam essa informação e provam que o nosso trânsito está cada dia mais violento.

SAMU

Segundo o diretor, de todos os chamados recebidos pelo SAMU, cerca de 50% são por motivos de acidentes automobilísticos, dentre os quais os usuários de motocicletas estão em maioria absoluta, o que preocupa os profissionais de segurança e saúde de nossa cidade. Só de janeiro a agosto de 2015, segundo o relatório de atendimentos, foram cerca de 700 acidentes com chamadas para o SAMU, número que quase dobra se considerarmos os ocorridos de menor gravidade onde os órgãos de segurança e saúde não são acionados.

SAMU

O SAMU é um serviço gratuito que funciona 24 horas e realiza atendimento pré-hospitalar visando conectar as vítimas aos recursos de saúde necessários com a maior brevidade possível, realizando atendimentos em qualquer parte do município, inclusive na Zona Rural. O objetivo é chegar precocemente até vítimas que estejam em qualquer situação de urgência, seja traumática, cirúrgica, clinica, obstétrica, psiquiátrica ou pediátrica, entre outras. O órgão está em funcionamento no município deste o início deste ano e vem prestando relevantes serviços à comunidade.

O atendimento do SAMU inicia a partir do chamado pelo número 192. Daí em diante um técnico, ao atender o chamado, orienta a pessoa que está ao lado da vítima à realizar os primeiros socorros, enquanto isso uma viatura com equipe preparada para o devido atendimento se desloca para o local. Manoel Ilson informou que a equipe deslocada para o atendimento é montada à partir das informações prestadas no pedido de socorro. Quando se trata de situação de auto risco vai uma equipe com médico, enfermeiro e técnico. Já se o atendimento for de menor complexidade, uma viatura contendo profissionais como técnicos e auxiliares são deslocados. Ressaltando que só é possível fazer o atendimento prévio se a pessoa que acionar o serviço estiver no local do ocorrido com acesso as vítimas para informar da situação real.

No SAMU de Parauapebas há uma equipe devidamente qualificada que passa semanalmente por capacitação e atua diuturnamente no atendimento à população. O diretor nos informou ainda que a capacitação tem sido uma rotina afim de melhorar, a cada dia, o atendimento à comunidade. “Nós presamos pelo bom atendimento e temos como melhorar os resultados e possibilizar o salvamento de vidas, por isso o treinamento e a capacitação são prioridade pra toda a nossa equipe”, relatou

No município o órgão conta com uma viatura de atendimento e outra de reserva, que poderá ser usada a qualquer momento, se necessário. O SAMU é uma parceria entre federação, estado e município, sendo que 50% dos recursos são repassados pela União e a outra metade dividida em partes iguais entre o Estado e o município.