Canaã dos Carajás instala Comitê Municipal do Pacto pela Educação

Continua depois da publicidade

Representantes de diferentes segmentos em Canaã dos Carajás participaram, nesta quarta-feira, 30, da instalação do Comitê Municipal do Pacto pela Educação do Pará. A ação visa fortalecer compromissos e articular a participação de diferentes setores na melhoria da educação pública do município, um dos Pilotos do Pacto. A cerimônia foi realizada no Centro Educacional José de Deus, no bairro Parque Shalon.

O Grupo Gestor do Comitê Municipal é constituído pela secretária municipal de Educação, Jacqueline Moura; pela responsável da área de Educação da Fundação Vale, instituição parceira do Pacto no município, Maria Alice Santos; a secretária de Assistência Social, Marlene de Oliveira Cruz; a secretária de Saúde, Marlene Carmo; o secretário de Meio Ambiente, Daniel Soares de Souza; de Segurança, Adilson Tavares; o delegado da Polícia Civil Bruno de Lima; a representante dos Conselhos Escolares, Maria do Socorro da Silva; do Conselho Municipal de Educação, Lira Cristine Santos; e do Fórum Municipal, Elenjuisse Martin da Silva.

Canaã

Os Comitês Municipais têm o papel de articular as ações do Pacto com o Plano Municipal de Educação e com programas de outros setores, como Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer, entre outros. Também é papel do Comitê Municipal do Pacto monitorar a execução do Plano Municipal de Educação e acompanhar seus resultados. Em Canaã dos Carajás, o Plano Municipal foi elaborado de forma articulada com os resultados do Pacto.

A Fundação Vale é a representante do setor privado no Comitê Municipal. Maria Alice Santos, responsável pela área de Educação na instituição, explicou que acompanhará as ações do Pacto no município. “Inicialmente, a partir do diagnóstico da situação da educação em Canaã, vamos fazer o planejamento das ações do Pacto de forma articulada ao Plano Municipal de Educação. Será também uma ação importante ampliar o número de membros do Comitê Municipal por meio de uma mobilização de lideranças locais para a valorização da educação pública na cidade”, disse.

Ela destaca que em função do acelerado crescimento, Canaã dos Carajás apresenta questões bastante específicas comparadas a outras regiões nas quais a empresa atua. “O número de alunos cresce muito a cada ano. São crianças e adolescentes vindos de diferentes regiões do país. Por isso, apoiar a Secretaria de Educação na estruturação de suas ações, com foco nessa especificidade do município, ampliando o número de vagas com qualidade, é um dos principais desafios do ensino regular”, explicou.

Ela ressaltou, ainda, que na Educação de Jovens e Adultos, é preciso uma mobilização grande para trazer aqueles que não completaram a educação básica de volta para a sala de aula.

Desafios – Canaã dos Carajás possui cerca de 33 mil habitantes. São perto de 15 mil alunos matriculados em 29 escolas públicas municipais e estaduais. Em 2013, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Rede Pública de Canaã dos Carajás cresceu, mas não atingiu as metas estabelecidas nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental.

Para os anos iniciais a meta era 4,3, e o município alcançou 4,2. Já para os anos finais a nota foi 3,9, enquanto a meta era 4,0. O desafio da educação em Canaã é o mesmo de todos os demais municípios: garantir mais alunos aprendendo com mais qualidade e com um fluxo escolar adequado. Com informações de Mari Chiba/Instituto Synergos