Operação DUTY FREE: Receita Federal combate esquema de fraudes no comércio exterior

Continua depois da publicidade

nova 2A Receita Federal, a Procuradoria da República no Pará e a Polícia Federal deflagraram nesta segunda-feira, dia 21/09, a “Operação DUTY FREE”, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em fraudes tributárias, descaminho, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Durante investigação conjunta foi identificada associação dos envolvidos com o intuito de nacionalizar mercadorias originárias principalmente da China, valendo-se de importações fraudulentas. Houve a apreensão pela Receita Federal de um contêiner que havia recentemente desembarcado no Porto de Vila do Conde (PA). As negociações do grupo investigado previam ainda a chegada de outros 15 contêineres contendo mercadorias diversas.

O esquema incluía ainda a utilização de doleiros nas transações comerciais, com pagamentos das importações feitas por intermédio de remessas ilegais de recursos ao exterior, caracterizando o crime de evasão de divisas.

Como parte das ações, foram cumpridos simultaneamente nos municípios de Belém, Tomé-Açu e Marabá 7 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão temporária, além de 1 mandado de condução coercitiva.

Participaram da operação 6 servidores da Receita Federal e 35 da Polícia Federal.

Na manhã de hoje, segunda-feira, o Superintendente da Receita Federal do Brasil na 2ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal Moacyr Mondardo, participou de entrevista coletiva à imprensa conjuntamente com representantes dos outros órgãos envolvidos. A coletiva aconteceu no auditório da Alfândega do Porto de Belém, no Conjunto dos Mercedários, localizado na rua Gaspar Viana, Nº 125, em Belém/PA.