Com dois gols de cabeça marcados por Fahel, Paysandu vence o Bragantino e volta ao G4 da Série B

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

Os mais de 14 mil torcedores do Paysandu que foram na tarde deste sábado (29), ao estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, saíram felizes com mais um resultado positivo do clube paraense no Campeonato Brasileiro da Série B. O Papão derrotou o Bragantino-SP, por 2 a 0, e entrou de vez no G4 da competição com 36 pontos conquistados. O bicola é o vice-líder do Brasileirão, ficando atrás apenas do Vitória-BA que soma 38. Os dois gols do Paysandu na partida foram marcados de cabeça pelo meia Fahel, que é o capitão da equipe.  

A partida: Papão é o vice-líder

De olho no G4, o Paysandu sabia da obrigação de vencer o jogo. A partida começou faltosa e com muitos erros de passes de ambas as equipes. Alan Mineiro do Bragantino cobrou falta no primeiro pau e Leandro Cearense cortou de cabeça ajudando a defesa bicolor. O lateral esquerdo do Papão, João Lucas, foi recuar uma bola para o goleiro Emerson e quase entregou o primeiro gol para o time paulista, o arqueiro teve que dá de bico e afastar o perigo.

O Papão foi para o ataque com Yago Pikachu, que teve chance de chutar, mas preferiu cruzar para a cabeçada de Gualberto, a bola passou por cima da meta. Com o jogo equilibrado, o Bragantino também assustou. Em um lance individual, Jocinei disparou um chutaço de fora da área, Emerson defendeu com elasticidade mandando para escanteio. O Paysandu tocou bem pelo meio, Edinho lançou para Leandro Cearense, que foi derrubado por Leandro Silva. Na falta frontal a meta do Massa Bruta, como é chamado o Bragantino, Yago Pikachu cobrou com categoria e acertou na trave esquerda e na sobra, a zaga aliviou o perigo. No lance seguinte, outra falta quase do mesmo lugar. O próprio Yago Pikachu cobrou, mas mandou em cima do goleiro Douglas. Na sequência outra falta, desta vez para o time do interior paulista. Leandro Silva foi para a cobrança, mas carimbou na barreira.

Paysandu x Bragantino 1

O Massa Bruta teve uma chance clara de gol em um contra-ataque fulminante puxado por Rodolfo, que cortou dois zagueiros e rolou para Alan Mineiro, o chute foi para fora. Yago Pikachu recebeu na direita, se livrou da marcação e cruzou na cabeça de Aylon, o atacante bicolor mandou longe do gol. De novo o Papão, Edinho arrancou bem pelo meio e tocou para Leandro Cearense, agoniado o atacante bicolor chegou batendo e a bola foi em cima de Douglas. Jobinho do Bragantino entrou na área e foi derrubado pelo zagueiro Gualberto. O time do Massa Bruta pediu pênalti no lance e a arbitragem mandou seguir. O atleta do clube paulista ficou no chão e teve que ser atendido. O Paysandu foi para o ataque e também pediu pênalti, quando uma bola foi levantada na área e no bate e rebate tocou no cotovelo de Luan, mais uma vez a arbitragem mandou seguir a partida.

O Bragantino não se intimidou com os donos da casa e tiveram outra chance com Jocinei, que quase caindo conseguiu entrar na área e chutar para o gol, a bola subiu e desceu nos pés de Lincom, que na pequena área ficou sozinho para finalizar, mas a arbitragem parou a jogada assinalando impedimento. Jobinho foi derrubado por Augusto Recife e caiu contra o árbitro goiano Eduardo Tomaz de Aquino Valadão. O atleta do time paulista ficou com falta de ar e teve que se retirado de maca do gramado.

O Paysandu tentou de tudo para sair na frente ainda no primeiro tempo. No último lance, Yago Pikachu cruzou para a cabeçada de Leandro Cearense, que testou para fora sem perigo. A torcida Fiel Bicolor aplaudiu e ao mesmo tempo vaiou o time na saída para os vestiários. No segundo tempo o Papão começou em cima. Logo no primeiro minuto de jogo, Luan perdeu a bola na linha de fundo para Wellington Júnior, que tentou marcar mesmo sem ângulo e parou na defesa de Douglas, que mandou para escanteio. O Massa Bruta teve a chance quando Moisés cruzou da linha de fundo e Jobinho tentou de peixinho, a bola foi forte e passou para fora.

A torcida começou a ficar impaciente. Yago Pikachu cruzou para a cabeçada de Pablo e a bola foi longe do gol. O Paysandu tentou chegar em um contra-ataque puxado por Aylon, após correr tanto o atleta bicolor tentou o passe para Yago Pikachu, mas tocou fraquinho facilitando o corte da defesa adversária. Moisés fez grande jogada individual pela esquerda e chutou cruzado, Jobinho se atirou de carrinho no segundo pau, mas não alcançou a bola que passou direto para fora.

O Papão seguiu alçando bolas na área. Em uma delas, Luan cortou mal e a bola caiu nos pés de Wellington Júnior, que chutou rasteiro e a bola passou rasteira para fora, tirando a tinta da trave de Douglas.  Aos 23 minutos, finalmente o bicola chegou lá. Após cobrança de escanteio de Yago Pikachu, Wellington Júnior desviou no primeiro pau e a bola foi na direção de Fahel, que livre cabeceou para o fundo do gol, 1 a 0 Papão.

O Bragantino não sentiu o gol e quase empatou em uma pintura. Após bola levantada na área do Paysandu, Lincom de costas para o gol, ajeitou no peito e emendou uma bicicleta sensacional, mas a bola foi em cima do zagueiro Gualberto que despachou o perigo. Carlinhos respondeu para o Papão arriscando um chute de fora da área, mas Douglas defendeu bem. O lance que levantou a Fiel Bicolor foi quando o atacante Wellington Júnior recebeu na ponta esquerda, driblou Alemão e ainda deu um chapéu em Chico. Ouviu-se o grito de “Olé” das arquibancadas do Mangueirão.

A galera do Papão vibrou mesmo foi no lance seguinte. Yago Pikachu cobrou escanteio fechado e Fahel subiu no primeiro pau e testou, a bola ainda tocou na trave e foi morrer no fundo do gol, decretando a vitória do Paysandu. Delírio da Fiel Bicolor, aos 43 minutos, 2 a 0 Paysandu.

Com o resultado o time paraense voltou ao G4 com 36 pontos, ocupando a segunda colocação da Série B. 

FICHA TÉCNICA

PAYSANDU: Emerson; Yago Pikachu, Pablo, Gualberto e João Lucas; Augusto Recife, Fahel, Edinho (Wellington Júnior) e Valdívia (Carlinhos); Aylon (Misael) e Leandro Cearense. Técnico: Dado Cavalcanti.

BRAGANTINO: Douglas; Alemão, Leandro Silva, Luan e Moisés; Edson Sitta, Jocinei e Alan Mineiro; Rodolfo (Tiago Santos), Jobinho (Diego Cardoso) (Chico) e Lincom. Técnico: Wagner Lopes.

Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)

Assistentes: Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO) e Evandro Gomes Ferreira (GO)

Cartões amarelos: Wellington Júnior e Augusto Recife (Paysandu); Leandro Silva e Moisés (Bragantino)

Local: Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém

Renda: R$ 144.710,00 – Pagantes: 12.819 – Credenciados: 1.700 – Total: 14.519

Deixe seu comentário

Posts relacionados