Vale informa sobre liberação da EFC

Continua depois da publicidade

A Vale informa que a Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi liberada no fim da tarde de ontem, 25/8. Com a liberação, após a entrega do mandado de reintegração e a presença de representantes da Vale na aldeia, as operações dos trens de carga e passageiros estão normalizadas. As viagens do trem de passageiros serão retomadas nesta sexta-feira (28/8), saindo de Parauapebas (PA) com destino a São Luís. Os passageiros que já haviam adquirido passagens poderão remarcar suas viagens ou solicitar a devolução do dinheiro nas estações.

A EFC esteve interditada desde o dia 21/8, quando indígenas da etnia Guajajara, da aldeia Maçaranduba, interditaram a ferrovia entre o Km 280 e 289, no município de Alto Alegre do Pindaré (MA), colocando obstáculos sobre os trilhos (paus, pedras e folhas de palmeiras) e gerando perigo de desastre ferroviário.

A Vale reforça que não mede esforços para garantir a continuidade do transporte público de passageiros e de cargas, serviços considerados essenciais. A empresa acredita que para operar com segurança e conviver bem com as comunidades, especialmente as vizinhas aos seus empreendimentos, é importante construir juntos as soluções que sejam viáveis e sustentáveis para todos.