REDES/FIEPA e Vale promovem rodada de negócios com empresários de Canaã

Continua depois da publicidade

Um importante momento para trocar conhecimento, cartões de visita e buscar fechar novos negócios.  Foi assim o encontro entre empresários de Canaã dos Carajás e empresas terceirizadas contratadas para as obras do projeto Ferro Carajás S11D, em mais uma ação promovida pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e a Vale, por meio da REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica.

O evento oportunizou o contato de empresários de Canaã dos Carajás com representantes das áreas de suprimentos de 10 empresas terceirizadas Vale de diferentes áreas: construção civil, montagem mecânica, elétrica, automação entre outras. Cada empresa contratada para o S11D apresentou o perfil do seu negócio, seu processo de contratação e suas demandas por produtos e serviços.

Na segunda parte do encontro foram realizadas as mesas de negociação, no qual os fornecedores locais puderam esclarecer dúvidas em relação às demandas, oferecer seus serviços e criar um ambiente de prospecção para futuras contratações e parcerias com as empresa terceiras, que também, a partir desses contatos poderão ampliar seu quadro de fornecedores.

Caanaã

“Foi a primeira vez que vim, achei muito interessante, conhecemos pessoas que são responsáveis pela área de compras que não tínhamos o contato, é uma oportunidade para estarmos conversando com eles, mostrando os nossos produtos e serviços e tentando fechar um negócio, achei muito viável”, declarou o gerente de empresa local, Marciano Araújo Silva. 

“O nosso objetivo é justamente valorizar o empresariado local, aproximar este empresário do projeto Ferro Carajás S11D e oportunizar que conheçam a demanda, tenham contato direto com as empresas contratadas e possam avaliar sua capacidade de atendimento e os procedimentos para se tornar um potencial fornecedor”, destacou o líder de Socioeconomia do projeto Ferro Carajás S11D,  Eloiso Araújo.

A ação faz parte de série de atividades que foram promovidas pelo Sistema FIEPA, por meio da REDES em convênio com a Vale.  “O nosso  papel é ser esta rede integradora entre os agentes estratégicos, promovendo a sustentabilidade dos fornecedores paraenses e o aumento da competitividade de empresa mantenedoras, como a Vale” destaca o consultor técnico da REDES/FIEPA, Bruno Souza.

Desenvolvimento fornecedores

Este é o quarto encontro de negócios promovido pela REDES/FIEPA e Vale no município.  A iniciativa faz parte de uma serie de ações realizadas para o desenvolvimento do fornecedor local iniciadas em 2011 em decorrência da implantação do projeto Ferro Carajás S11D no município.

Entre as ações está o Programa de Qualificação Empresarial de Canaã, com a promoção de campanhas, cursos, encontros de negócios e suporte aos fornecedores numa parceria Fiepa, Sebrae, Vale e com o apoio da Associação Comercial e da Agência de Desenvolvimento de Canaã. Um dos resultados do programa está no número de empresas formais no município, que subiu de 239, em 2011, para 410, em 2013.