Vale prepara mais 600 jovens para o S11D

Continua depois da publicidade

Aula inaugural reuniu 627 participantes do Programa de Formação Profissional

Um total de 627 jovens, residentes no município de Canaã dos Carajás, formam a primeira turma de trainees técnicos-operacionais para o Projeto Ferro Carajás S11D.  Por meio do Programa Formação Profissional (PFP), eles serão preparados para atuar futuramente nas operações de mina, usina e manutenção do S11D. O projeto está previsto para iniciar operação em 2016.

Segundo o diretor de Operações Ferrosos Serra Sul, Alexandre Campanha, o interesse da Vale é absorver o máximo possível de mão de obra local. “O nosso desejo hoje é ver esses jovens empregados em nossas operações. Com esta iniciativa, mais uma vez demonstramos o nosso compromisso com o desenvolvimento regional, gerando ensino, emprego e renda simultaneamente”, destaca Campanha.

O Programa de Formação Profissional é dividido em duas etapas. A primeira teórica terá duração de três a cinco meses, com capacitação em horário integral, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Nesta fase, os participantes recebem bolsa incentivo no valor de R$ 600, para profissionais de nível operacional e R$ 900, para nível técnico. A fase prática será exercida durante um ano dentro das áreas de atuação na própria Vale. Nesta etapa, eles serão contratados e também usufruem de todos os benefícios oferecidos pela empresa.

Diretor da Vale, Alexandre Campanha destaca compromisso com a região na aula inaugural

Segundo a gerente de Educação, Magda Damasceno, o índice de efetivação fruto do programa de Formação Profissional para trainees técnico-operacionais chega a ser superior a 80%. “São três pontos principais que asseguram esse grande percentual de absorção. Primeiro: a participação e o desempenho do aluno na fase teórica; segundo: a assiduidade; e terceiro: o comportamento tanto na instituição de ensino quanto na empresa, demonstrando iniciativa, capacidade de trabalho em equipe e o interesse em aprender, fazer carreira e atuar na empresa”, destaca Magda. 

Oportunidade

Presente à aula inaugural, o prefeito Jeová Andrade destacou que o projeto é uma grande oportunidade para os jovens de Canaã. “É mais uma iniciativa que vem valorizar as pessoas de nossa cidade”, declarou o prefeito.  O programa mobilizou ainda jovens residentes em vilas próximas ao empreendimento, como Ouro Verde, Feitosa, Planalto e Bom Jesus.

Romildo Queiroz, da Vila Planalto, município de Canaã, vibra com a seleção para trainee

O jovem de 19 anos, morador da Vila Planalto, Romildo Queiroz da Silva diz se sentir um vitorioso. “Hoje moro quase na porta da empresa, e surgiu esta oportunidade. Me sinto praticamente um vitorioso, foram muitas pessoas inscritas e agora eu estou aqui. Só a Vale mesmo para abrir tantas oportunidade para ensinar a pessoa a estudar, empregar a pessoa. Para o futuro, quero fazer esse curso e outros e crescer junto com a empresa”, conclui.

Além do Programa de Formação Profissional, a Vale vem promovendo treinamentos para inserção de mão de obra local no Projeto Ferro Carajás S11D. Somente, no período de 2011 a 2014, mais de 2.500 pessoas já foram capacitadas, por meio do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT), voltado para a promoção de cursos de curta duração. As informações são da Assessoria de Imprensa da Vale.

3 comentários em “Vale prepara mais 600 jovens para o S11D

  1. vitor Responder

    VC DEVERIA VER A SATISFAÇÃO DAS MÃES DESTES JOVENS QUANDO SOUBERAM QUE ELES FORAM SELECIONADOS PARA TRABALHAREM NA VALE! COMO DIZ AQUELA PROPAGANDA “NÃO TEM PREÇO” ME INDIQUE AQUI NO PEBAS QUEM MAIS EMPREGA ATUALMENTE E TREINE COMO A VALE.

  2. Educador Responder

    A VALE prepara sim 600 escravos, para serem mao de obra robotizada, essa ideologia de preparar nativos é pura falacia, é uma grande ilusao e eu tenho é pena desses jovens que foram atraídos por uma falsa promessa de trabalhar numa mineradora que tem um futuro duvidoso. Esse é o sistema escravagista que tira o sonho de um jovem a tornar-se por exemplo, um chef de cozinha e obrigá-lo a ser um ser limpador de maquina.

    Se realmente essa empresinha fizesse alguma coisa pelo social, que investisse em recursos educacionais como um todo. E, o povo dessa cidade, sao tao alienado pela VALE que sonham em ser “fichada” por esta.

    • Francisco Fortunato Responder

      Ei! Está revoltado porque não passou??? A Vale não obriga ninguém a trabalhar para ela. O jovem pode continuar com o sonho de ser chef de cozinha.
      Outra coisa, a Vale não é obrigada a promover ações sociais. Isso é responsabilidade dos nossos governantes e cabe ao povo cobrar pelas ações. Como podemos perceber, em Parauapebas eles roubam o povo frequentemente. Isso é culpa da Vale também? Se informe mais para deixar de publicar comentários tolos.

Deixe seu comentário

Posts relacionados