Câmara retoma trabalhos após recesso parlamentar

Continua depois da publicidade

A Câmara Municipal de Parauapebas realizou sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos nesta segunda-feira, 3. Participaram da sessão diversas autoridades municipais, entre elas, o prefeito Valmir Mariano (PSD), que recebeu duras críticas dos vereadores de oposição.

Josineto Feitosa (SDD) e Odilon Sansão (sem partido) não compareceram à sessão. Josineto foi preso na segunda etapa da Operação Filisteus e encontra-se no Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves, em Santa Isabel do Pará. Odilon, que havia sido preso na primeira etapa, está afastado do cargo e impedido de ir à Câmara. O afastamento e a proibição são algumas das medidas cautelares para manter a liberdade do político.

Ambos foram denunciados pelo Ministério Público Estadual do Pará (MPPA) por participar de um possível esquema de fraude em licitações, emissão de notas fiscais frias e desvio de recurso público envolvendo a Câmara de Vereadores de Parauapebas e empresários da região.

O vereador José Arenes (PT), preso na primeira fase da operação por posse ilegal de armas e solto no início de julho, participou normalmente da sessão. “Vou manter a mesma coragem, a mesma determinação que sempre tive ao longo do mandato”, afirmou o petista. O vereador também disse que sente a ausência do poder executivo e que “estamos à beira de um apocalipse político em Parauapebas”.

A sessão, que deveria ter um clima mais tranquilo por se tratar apenas de uma solenidade para a volta dos trabalhos, teve momentos de extrema tensão entre legislativo e executivo. “O senhor não trabalhou porque não teve competência. Tudo o que o senhor pediu nós aprovamos, não foi por causa dos vereadores que o senhor deixou de trabalhar”, disse a vereadora Eliene, diretamente para o prefeito Valmir Mariano.

O vereador Zacarias Marques, líder do governo na Câmara, foi objetivo: “não adianta apontar o dedo diante de uma situação e outra, quando apontamos um dedo, temos outros três apontando pra nós. O papel do vereador é apresentar alternativas para os problemas. Vamos trabalhar juntos e fazer com que a sociedade venha pra essa casa. O que deve atrair é o bom trabalho realizado”.

Valmir Mariano se defendeu falando do trabalho realizado e deixou transparecer que espera que o julgamento sobre o atual governo seja realizado apenas no fim do seu mandato de prefeito: “ao final de nosso mandato mostraremos o resultado que todos que amam essa cidade esperam”, garantiu.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ivanaldo Braz (SDD) pediu união entre os vereadores para trabalhar em benefício do povo de Parauapebas e convocou a primeira sessão ordinária do segundo semestre de 2015, a ser realizada nesta terça-feira, às 16h.